top of page
  • Janaína Bittencourt

6 hábitos para alcançar a paz mental na sua vida.

Atualizado: 14 de abr.



1) Evite ao máximo se relacionar com pessoas tóxicas.


Parece óbvio, mas se você quiser ter paz mental, uma vida mais tranquila e uma rotina mais equilibrada, você tem que literalmente se afastar de pessoas tóxicas, abusivas, pessoas que estão sempre falando de problemas ou até mesmo te trazendo problemas. A não ser que você consiga abstrair de um jeito que isso não te afete, mas do contrário, a energia negativa dessas pessoas com certeza vão prejudicar e muito sua saúde mental, aumentando seu estresse, causando irritabilidade, dores de cabeça, tensão muscular entre outros sintomas físicos e mentais. 


Procure tirar da sua vida pessoas tóxicas, seja no ambiente familiar, de relacionamento romântico ou mesmo do seu ambiente de trabalho. Se não for possível, evite ao máximo o contato. Dê uma desculpa, se afaste, não de ouvidos a assuntos desgastantes e problemáticos. 


Fuja imediatamente, procure se poupar. Assim sua vida fica mais leve e mais coerente com aquilo que você deseja fazer ou se transformar.


2) Aprenda a usar a palavra NÃO.


Não quero, não vou, não posso, não estou afim... Não, não e não. 


Um não bem-dado, de forma adequada, é libertador.


Quando você se compromete a fazer algo que não quer fazer naquele momento e faz para agradar às pessoas, você vai contra a sua vontade, contra sua natureza e fere seus princípios e isso acaba com seu sossego e sua paz mental. 


     Dizer não é tão rápido e simples, depois que você aprender, você vai evitar muitas situações desconfortáveis, às vezes você não quer estar num ambiente que não te agrada e você vai só agradar outras pessoas, passa o dia inteiro se desgastando, onde poderia ter dito um simples... Não posso, não quero, não vou. 

Liberte-se e dê prioridade ao que você quer para você.  


3) Não queria controlar tudo e todos.


Nós não temos o controle das situações do universo e nem temos controle sobre as atitudes de outras pessoas, nós não podemos mudá-las, os outros são os outros. Temos controle apenas sobre nós, então evite se desgastar tentando aconselhar alguém, tentando mudar a vida de alguém ou até mesmo se preocupando em excesso, entrega para o universo e cuide de você.  Cuide dos seus propósitos, dos seu objetivos, do seu crescimento e bem-estar pessoal, assim você vai evitar aborrecimento e frustração. Faça a sua parte e não sofra pelo que você não pode controlar. 


4) Seja mais organizado. 


     Se você quer ter seus pensamentos em paz e em ordem, você tem que estar num ambiente de paz e organizado também. 


Deixe seu campo de visão organizado,  coloque seu guarda-roupa em ordem, todos os objetos no seu devido lugar, evite acumular coisas, retire objetos quebrados, papéis velhos, lixo, mantenha seu ambiente limpo.


A pessoa que vive em meio a bagunça está com o pensamento caótico e desorganizado também. O externo mostra o interno, Freud nem precisa explicar. Nota-se.  Então procure simplificar e organizar seu ambiente, para ter fluidez e clareza nos seus pensamentos. É acolhedor. 


5) Deixe de comparar sua vida com a vida dos outros e evite redes sociais em excesso. 


As pessoas só postam as coisas boas e perfeitas em redes sociais. Se você comparar sua vida e sua realidade com o palco de outras pessoas, você pode se diminuir ou até mesmo entrar em depressão.  


     As pessoas só mostram aquilo que elas querem mostrar, mas elas também tem problemas e dificuldades, assim como você. Não existe perfeição nessa vida, então não fique se comparando e se diminuindo, achando que fulana é bonita e eu não, fulana viaja o tempo todo e eu não, isso não é nada bom.


A comparação só é benéfica quando você compara o outro como um exemplo de sucesso para você se inspirar, seja um profissional bem-sucedido que alcançou um resultado que você deseja alcançar em algum objetivo seu, aí sim é muito produtivo. Fora isso, evite comparações e reconheça seus valores, perceba sua evolução, seus pontos fortes e suas conquistas. Desta forma você vai perceber uma mudança enorme na sua qualidade de vida e terá mais tranquilidade na sua jornada. 


6) Procure estar em contato com a natureza e tire uns minutinhos diariamente para você se cuidar e fazer o que gosta. 


Tire um tempinho para relaxar. Velas, incensos, essência aromáticas, home spray pela casa, banhos de ervas e sais de banho perfumado, sabonetes, creminhos para pele... seja o que for do seu agrado, essas pequenas coisinhas trazem momentos de relaxamento em meio ao caos e rotina diária.  


Cuide de você, da sua qualidade de vida, procure dar uma caminhada ao ar livre, entre em contato com a natureza sempre que possível para se energizar. Pequenas atitudes diárias fazem a diferença. 


Espero ter ajudado um pouquinho com essas dicas. Um beijo no coração de vocês e até a próxima matéria.  


Janaina Bittencourt. 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page