André Gordirro: da crítica à fantasia, uma mente pop que conquista leitores
- Manu Cárvalho
- 16 de jun.
- 2 min de leitura
Bienal do Livro RJ Por Manu Cárvalho

Um contador de histórias com várias faces
Jornalista, tradutor, youtuber, radialista e escritor. André Gordirro não cabe em uma única prateleira — nem mesmo naquelas mais amplas dos estandes da Bienal do Livro. Com uma trajetória que cruza a crítica de cinema, a literatura fantástica e o universo pop, ele se consolidou como um dos nomes mais versáteis da cultura geek brasileira.
Sua jornada começou nas redações de revistas como SET, Veja Rio, Rolling Stone Brasil e Playboy, onde foi responsável por análises afiadas, entrevistas marcantes e reportagens que formaram gerações de leitores cinéfilos. Mas foi além do jornalismo: há mais de 15 anos, Gordirro também traduziu mais de 50 obras internacionais, incluindo nomes de peso como Stan Lee e franquias como Star Wars.
A fantasia como refúgio e aventura
Foi em 2015, no entanto, que ele abriu os portões de um novo universo: o mundo de Baldúria, cenário da saga Lendas de Baldúria, publicada pela Editora Rocco. Com o lançamento de Os Portões do Inferno, o escritor mergulhou na fantasia épica e conquistou um público apaixonado por tramas sombrias, personagens anti-heroicos e batalhas que misturam política, humor e magia.
Inspirado por autores como Michael Moorcock, Fritz Leiber e Frank Herbert, Gordirro criou uma narrativa que é ao mesmo tempo ágil e densa, com personagens complexos e reviravoltas que lembram uma campanha de RPG jogada por amigos — o que, aliás, ele também compartilha em lives e vídeos nas redes sociais.
Hoje, ao completar 10 anos do lançamento de seu primeiro romance, o autor celebra a longevidade da saga com novos leitores e reencontros que atravessam gerações.
Convidado especial da Bienal do Livro Rio 2025
Para marcar essa década de aventuras, Gordirro está entre os autores confirmados da Bienal do Livro Rio 2025, que acontece entre os dias 13 e 22 de junho, no Riocentro. A participação dele será em grande estilo, com duas sessões de autógrafos no estande da Editora Rocco (N19/O19):
Quinta-feira, 19 de junho, às 16h
Sábado, 21 de junho, às 19h
O autor já vem compartilhando nas redes a ansiedade por reencontrar os fãs e promete momentos de muita emoção para quem acompanha sua trajetória desde o primeiro livro.
Literatura, conexão e cultura pop
Além de autografar e conversar com os leitores, André é presença constante em painéis e eventos sobre cultura pop, fantasia e o papel do Brasil nesse cenário. Com sua fala acessível e bem-humorada, ele tem um talento raro: o de transformar referências complexas em diálogos fáceis — e apaixonantes — com o público.
Na Bienal deste ano, que transformará o Riocentro em um verdadeiro “Book Park” com rodas-gigantes, escape rooms e atividades interativas, a presença de Gordirro se soma à celebração do Rio como Capital Mundial do Livro pela UNESCO. Uma festa da literatura com cara de aventura épica.
Se Baldúria nasceu da imaginação de André, seus leitores são parte essencial desse universo. E a Bienal é o portal perfeito para atravessá-lo — de novo, ou pela primeira vez.
Comentarios