Opinião do colunista
Por Arllan Sìlva
A pergunta do título é: cinema, futebol ou filme na TV aberta? A resposta é: ambos. Futebol é nítido que não pode faltar. A gente pode notar que futebol em qualquer canal a audiência comparece e faz a alegria das emissoras.
O filme também não pode faltar. Não faz sentido um canal não exibir um filme na sua grade. TV Brasil, Globo, Band, SBT, Record, Rede Brasil, TV Aparecida e Rede NGT separam vários horários para filmes.
Rede TV e Rede CNT são as únicas que não exibem filmes. No passado, já exibiram. A Rede TV, lá no seu começo, tinha o "Rede TV: A Escolha". O telespectador tinha na tela a opção de escolher um dos três filmes. Apareceria o trailer de cada filme em um determinado tempo, vinha o comercial e na volta o resultado do filme.
Rede TV erra em não colocar filmes na sua grade. Nada mal. Ela teve outras sessões de filmes, como de terror.
A Rede CNT, infelizmente, por mais que queira, o aluguel de 22 horas para a IURD impossibilita o canal em montar uma grade que encaixe o filme. Antes tinha a "Sessão das Dez", que era exibida após o "CNT Jornal", o principal telejornal do canal. Entre Rede TV e Rede CNT, a que tem mais possibilidades de encaixar filmes é a Rede TV.
A Globo diminuiu consideravelmente os filmes na sua grade, principalmente nas madrugadas. Ela substituiu por reprises da novela das 7 e vários programas de humor, como "Vai que Cola", e entrega para o "Hora 1".
A emissora fez um estudo e viu excesso de filmes na sua grade e resolveu mudar em uma faixa que ela achou melhor, segundo o estudo.
Os filmes rendem audiência e o canal que não tem deveria ter. Já futebol nem todo canal pode ter pelo custo elevado, apenas o canal que tem grana.
De qualquer forma, leitores, os canais não eliminaram os filmes e estão à sua disposição. Basta você preparar a pipoca e escolher o melhor para você.
Até a próxima...
Comments