top of page

EXPO RELIGIÃO chega hojea sua 15ª edição

  • Foto do escritor: Syrinx Sycorax Hekatina
    Syrinx Sycorax Hekatina
  • 19 de set.
  • 4 min de leitura

Nos próximos dias 19, 20 e 21 de setembro, acontecerá no Rio de Janeiro a 15ª Edição da Expo Religião, com o objetivo de celebrar o respeito e a convivência das diferentes demonstrações de fé, além de promover a defesa da liberdade religiosa.  

     Neste evento megaencontro inter-religioso, público encontrará uma programação ampla e diversificada. Serão cerca de 80 estandes que apresentam produtos, serviços e novidades ligados ao universo religioso, esotérico (consultas com búzios, tarô, cartas ciganas, runas e astrologia) e holístico (yoga, massoterapia, aromaterapia e cristaloterapia). É um espaço onde tradições se encontram, trocam experiências e mostram sua riqueza em cores, símbolos e práticas.


EXPO RELIGIÃO chega hojea sua 15ª edição
Expo Religião (Imagem retirada da página do Religare)

    


Haverá também debates sobre temas atuais da sociedade e sua relação com a espiritualidade. E rodas de conversa e workshops que ampliarão o conhecimento e trarão reflexões sobre espiritualidade e sua presença no nosso cotidiano. Além da presença das culinárias tradicionais, música, dança e teatro.  

     A Expo Religião é idealizada pelo Religare – Instituto Inter-religioso e nasceu de forma modesta, cresceu ano após ano. Hoje entrevistaremos Og Sperle que é ativista na defesa dos direitos humanos e das questões ligadas à promoção e defesa da diversidade e liberdade religiosa e está junto ao Instituto Religare, está desde sua criação há mais de 15 anos.

OG Sperle é Sacerdote da religião Wicca; Sumo Sacerdote do Temenos Aetòs Thesmophoros; Hierophante da Tradição Heládica de Wicca e presidente nacional da União Wicca do Brasil. E é atual presidente do Conselho Estadual de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa do RJ (Coneplir/RJ).



RP: A Wicca ainda é uma religião que não possui tanta visibilidade como outras, de que forma a sua atuação juntamente com o RELIGARE consegue mudar a perspectiva atual?

OS: A religião Wicca nunca brigou por visibilidade, muito pelo contrário, contudo, como vivemos num mundo repleto de preconceitos e intolerâncias, se faz necessário apresentar a Wicca para a sociedade e participar das decisões que envolvem as mais diversas religiões e religiosidades que existem em nosso país.

Uma das formas de participação é através do diálogo interreligioso e ocupação de espaços onde as mais diversas religiões estão presentes. Esse é o papel e objetivo da Expo Religião, uma feira inter-religiosa organizada pelo Instituto Religare, administrado pela jornalista e empresária, Luzia Lacerda, é ser um espaço de celebração das mais diversas fés e suas culturas, mostrando a vocação natural do Rio de Janeiro para acolher e unir em torno do respeito ao próximo.


RP:  Além da Expo Religião, quais são os outros projetos desenvolvidos que também almejam essa união e respeito entre as diferentes vertentes de fé?

OS: O primeiro movimento que surgiu no Rio de Janeiro, foi o MIR - Movimento Inter-religioso do RJ, que surgiu na época da ECO-92, através da mobilização de várias tradições religiosas, dentre elas, a Wicca. Este movimento deu origem a uma parceria que resultou no documentário "Uma Noite Pela Terra". Temos também a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, que é responsável pela Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, que acontece todos os anos, no terceiro domingo de setembro, na Orla de Copacabana. Estamos na 18ª edição.

Além do Instituto Religare, CCIR e MIR, temos muitos grupos, fóruns e ações que reúnem os mais diversos segmentos religiosos que existem no Rio de Janeiro. Além destes movimentos, também existem os Conselhos de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa do estado do Rio de Janeiro e de alguns municípios do RJ. Lembrando que estou apenas falando sobre o Estando do Rio de Janeiro, mas estas iniciativas há em outros estados do país e com atuações bem consistentes.


EXPO RELIGIÃO chega hojea sua 15ª edição
Sacerdote da religião Wicca Og Sperle. (Fotografia de André Coelho)

RP: O que a comunidade de matriz pagã pode esperar da Expo Religião em 2025?

OS: Quanto à Expo Religião, a comunidade pagã pode esperar uma participação ativa da Wicca e do Paganismo, assim como dos segmentos religiosos que participarão da Expo. Teremos um stand, palestras, apresentação cultural, mesas de debates, comidas típicas, artesanatos votados para cada religião, workshops e muito mais.


RP: Você também é presidente nacional da União Wicca do Brasil. E em quais situações os pagãos podem procurar a Associação para alguma orientação?

OS: A União Wicca do Brasil é uma associação sem fins lucrativos, de caráter cívico religioso, educacional e cultural, que defende o Paganismo, suas tradições e seus seguidores. Desta forma, sempre que você sofrer algum tipo de intolerância ou preconceito motivado por ser da religião Wicca ou outro segmento de matriz pagã europeia existem no Brasil, podem procurar a UWB em busca de orientações ou ajuda. A UWB também presta aconselhamento sobre questões ligadas ao direito e a parte contábil para os templos e seus membros.

Hoje a União Wicca do Brasil ocupa algumas cadeiras em conselhos estaduais e municipais, ligados à defesa dos direitos humanos e da liberdade religiosa, assim como a maioria dos grupos de diálogo inter-religioso existentes no país.


Em um mundo cada vez mais interconectado e plural, o respeito e a convivência harmoniosa entre pessoas de diferentes religiões não são apenas uma demonstração de cortesia, mas um pilar fundamental para a construção de sociedades pacíficas e coesas. Essa tolerância ativa, que vai além de simplesmente aceitar a existência do outro, envolve um esforço genuíno para compreender, valorizar e celebrar as diversidades de crenças e práticas. A Feira Expo Religião acontecerá no Espaço Lagoon (Avenida Borges de Medeiros, 1424, Lagoa, Rio de Janeiro /RJ), a partir das 13h.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page