A mostra, aberta ao público de forma gratuita, estará disponível para visitação até o dia 24 de maio, oferecendo aos espectadores uma oportunidade única de mergulhar na história e na memória dessa grande artista brasileira.
Por Fabí Márins
A vida e a trajetória da renomada bailarina Ana Botafogo são celebradas em uma emocionante exposição intitulada "Arquivo Ana Botafogo: Recortes em Destaque", inaugurada na Biblioteca Parque Estadual (BPE) do Rio de Janeiro.
A mostra, aberta ao público de forma gratuita, estará disponível para visitação até o dia 24 de maio, oferecendo aos espectadores uma oportunidade única de mergulhar na história e na memória dessa grande artista brasileira.
Ana Botafogo, primeira bailarina do Theatro Municipal, esteve presente na abertura da exposição, compartilhando momentos especiais com o público e transmitindo sua paixão pela dança. Ela destacou a importância da exposição em inspirar e motivar jovens a seguirem os passos da arte da dança, expressando sua felicidade ao ver a nova geração brilhar.
A mostra é composta por uma série de quadros elaborados a partir de recortes e fotocópias de matérias de jornais e revistas, tanto nacionais quanto internacionais, que foram colecionados desde a infância de Ana Botafogo. Esse arquivo valioso, composto por cerca de 200 quadros, é fruto do meticuloso trabalho de seu pai ao longo dos anos, evidenciando o apoio e o carinho dedicados à sua carreira.
O momento emocionante da abertura contou com a presença do pai de Ana, Ernani Fonseca, de 98 anos, que acompanhou de perto todas as apresentações. O grupo Balé Municipal de Saquarema encantou o público com suas performances, enquanto a bailarina carioca Fernanda Rodrigues emocionou a todos com uma apresentação solo de "A Morte do Cisne".
A exposição faz parte da segunda edição do Encontro das Artes, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, que aconteceu na Biblioteca Parque Estadual entre os dias 24 e 26 de abril. Com uma programação diversificada sobre dança, incluindo palestras, workshops e apresentações artísticas, o evento destaca e valoriza a pluralidade das criações artísticas no estado do Rio de Janeiro.
Essa iniciativa, que faz parte de uma série de encontros abordando diferentes formas de expressão artística, reforça o compromisso da gestão em democratizar a cultura e ampliar o acesso, promovendo a troca de experiências e saberes entre artistas, agentes culturais e o público em geral.
Serviço
Exposição "Arquivo Ana Botafogo: Recortes em Destaque"
Período: 26/4 a 24/5
Dias: segunda a sexta-feira
Horário: 10h às 17h
Local: Biblioteca Parque Estadual
Comments