De 13 a 15 de junho, o Rio de Janeiro será palco da 5ª edição do Festival 3i, evento que reunirá jornalistas, empreendedores e especialistas para debater o impacto da inteligência artificial (IA) nas eleições de 2024. Organizado pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor), o encontro promete aprofundar a discussão sobre as potencialidades e desafios éticos da IA no jornalismo, destacando tanto suas oportunidades quanto os riscos de desinformação.
Maia Fortes, diretora-executiva da Ajor, destaca a importância do evento:
"A IA apresenta um enorme potencial para revolucionar a forma como consumimos e produzimos notícias. No entanto, essa disrupção também gera questionamentos sobre ética, confiabilidade e o futuro do trabalho jornalístico. O Festival 3i é o ambiente perfeito para debater esses desafios e oportunidades".
O festival contará com painéis de discussão, apresentações de cases e workshops. Um dos destaques será o painel com Courtney Radsch, diretora do Center for Journalism and Liberty no Open Markets Institute, mediado por Ana Freitas, fundadora do Quid e sócia do projeto formativo sobre IA generativa, www.cria.pro. Este painel abordará os riscos e as potencialidades da IA, assim como os desafios éticos e as oportunidades que a tecnologia traz para o jornalismo.
Entre os casos de sucesso apresentados, o Núcleo Jornalismo compartilhará seu processo de criação de diretrizes para o uso de IA. A Agência Pública demonstrará como monitora o impacto do jornalismo com ferramentas de IA, enquanto o Aos Fatos exibirá a nova versão de seu chatbot Fátima, conectado ao GPT-4, que auxilia na checagem de fatos.
Workshops práticos, como "O uso de IA para a produção de conteúdo jornalístico" e "Como cobrir as eleições de 2024 a partir da conexão entre democracia, IA e plataformas sociais", oferecerão capacitação valiosa aos participantes. As inscrições para as oficinas serão abertas no dia 27 de maio.
O festival também marcará o lançamento de um estudo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) sobre o uso de IA no jornalismo brasileiro, apresentado no formato "Dados e Tendências", criado para fortalecer a divulgação de estudos na área. Outro projeto destacado será da Agência Bori, em parceria com a Fundação Conrado Wessel (FCW), que explora o uso de IA para tornar informações científicas mais acessíveis.
O Festival 3i, apoiado por Google, Luminate, Ford Foundation, Oak Foundation, Instituto Serrapilheira e co-realizado pela Cardápio de Ideias Comunicação e Eventos, ocorrerá na Casa Firjan e na Facha, ambas localizadas em Botafogo. Ingressos para os três dias do evento estão disponíveis por R$ 250 (inteira) e R$ 125 (meia), com opções de compra para dias individuais. Participantes receberão certificado de participação.
A Ajor, fundada em 3 de maio de 2021, representa mais de 150 organizações de jornalismo digital no Brasil. Sua missão é impulsionar o crescimento e fortalecimento dessas organizações, defendendo a liberdade de imprensa, a democracia e promovendo a diversidade.
Para mais informações e inscrições, acesse o site do Festival 3i e garanta sua participação neste evento imperdível que promete moldar o futuro do jornalismo em um mundo cada vez mais digital e tecnológico.
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