top of page

Lendas: Dinamite

  • Foto do escritor: Pablo Demetrio
    Pablo Demetrio
  • 21 de jul.
  • 2 min de leitura

Carlos Roberto Gama de Oliveira, mais conhecido como Roberto Dinamite, nasceu no dia 13 de abril de 1954 em Duque de Caxias. Nesse dia, chegava ao mundo um talento sem precedentes e, mais do que tudo, um futuro ídolo máximo de um dos maiores clubes do futebol brasileiro.

Dinamite começou a carreira nas categorias de base do Vasco e fez sua estreia profissional em 14 de novembro de 1971 contra o Bahia. Já seu primeiro gol foi no mesmo mês, no dia 25 de novembro, contra o internacional no Maracanã, estampando na capa de vários jornais "O garoto Dinamite explodiu!" E assim surgiu um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro.

Roberto construiu uma carreira gigante marcada por gols e recordes, sendo o maior artilheiro da história do Vasco, com 708 gols em partidas oficiais. É o jogador com mais partidas pelo clube, com um total de 1110 partidas. Dinamite é o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro com 190 gols e também do carioca, com 284. Conquistou, no Vasco, um Campeonato Brasileiro, cinco cariocas e disputou duas Copas do Mundo.

Quando deixou os gramados continuou ligado ao Vasco, atuando como presidente do clube entre 2008 e 2014. Roberto foi também vereador e deputado estadual pelo Rio de Janeiro.

Ele faleceu em 8 de janeiro de 2023, aos 68 anos, após lutar contra um câncer. Seu legado nos agracia com uma belíssima história no futebol. Um jogador incrível que encantava com seus belíssimos gols e que sempre será lembrado por toda a torcida vascaína pela paixão pelo clube.

Enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal: este é o lema que expressa a paixão da torcida pelo clube. E enquanto houver um coração vascaíno, Dinamite será eterno.

Pablo Demétrio


Lendas: Dinamite
Reprodução/Internet

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page