O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta terça-feira (25) a demissão de Nísia Andrade do Ministério da Saúde. A pasta deverá ser assumida por Alexandre Padilha, que atualmente ocupa o cargo de ministro das Relações Institucionais.

A demissão da ministra faz parte do plano do governo federal de aplicar uma reforma ministerial, que visa fortalecer a relação com o congresso nacional. O presidente Lula e outros membros do governos já vinham manifestando descontentamento com o desempenho do Ministério da Saúde na atual gestão. As principais críticas são que os resultados foram abaixo do esperado e que Nísia não possui traquejo político necessário para lidar com demandas de tamanha proporção.
Alexandre Padilha
Nome de confiança do presidente Lula, Alexandre Padilha é deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), professor universitário, infectologista e doutor em Saúde Pública. Atualmente, ocupa o cargo de ministro das Relações Institucionais e já ocupou o cargo de ministro da saúde durante o governo de Dilma Rouseff. Padilha afirma que o foco da sua gestão será melhorar a qualidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir as filas de espera. Ele será oficializado no cargo no dia 06 de março.
Comments