O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da França, Emmanuel Macron, realizaram uma coletiva de imprensa conjunta nesta segunda-feira (24) para abordar tópicos como a guerra na Ucrânia e as relações entre os Estados Unidos e a União Europeia. A natureza harmoniosa do encontro surpreendeu a imprensa internacional.

Segundo Donald Trump, os Estados Unidos irão enviar tropas militares para a Ucrânia visando moderar o conflito com a Rússia. Trump afirmou que tem conversado pessoalmente com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e que o governante "irá aceitar" as tropas em território vizinho.
Para o estadunidense, o maior objetivo é o cessar-fogo entre as duas nações. Já Emmanuel Macron acredita que a resolução do conflito vai além do cessar-fogo imediato. Apesar das visões diferentes sobre o mesmo assunto, os líderes dialogaram com respeito e cordialidade.
Em determinado momento da entrevista, Donald Trump afirmou que os Estados Unidos estão ajudando a Ucrânia como nenhum outro país, e que o dinheiro investido pelos europeus seria devolvido. Macron interrompeu o republicano e afirmou que ele estava distorcendo os fatos, uma vez que os ativos aos quais ele se referia estão congelados e não são garantias de um empréstimo.
Trump e Macron se entendem?
O restante do encontro teve um andamento positivo. Donald Trump elogiou os franceses pela reconstrução da Catedral de Notre-Dame, e Macron expressou satisfação em receber o novo presidente dos Estados Unidos em seu país.
Comments