top of page
Silver Marraz

No Jogo

Por Jatiassi Danillo

Felipe Cabral é um dos nomes que colocamos hoje NO JOGO…


Felipe Cabral é um dos nomes que estão no jogo atualmente. Ele se destaca por sua expressão jovial e pelo envolvimento ativo na cultura popular. Observador apaixonado, ele se atenta a detalhes que ressaltam figuras proeminentes, como o Boi Rubro Negro de Camaragibe ou o Boi de Dora. Seu papel na produção cultural é crucial para a cena, especialmente nos eventos pernambucanos.


Em um bate-papo regado a cerveja e críticas políticas ácidas, Felipe ressalta algo que observamos há anos: uma nostalgia que remete a um passado saudoso. Citando Ne-Yo, ele destaca a necessidade de saber cantar, dançar e produzir. Algo que, embora ainda presente em alguns, se torna escasso diante do poder intenso dos efeitos vocais.


Como produtor, ele trouxe grandes nomes nacionais, como Elza Soares e Liniker, demonstrando uma alma que busca tranquilidade, mas com a energia vibrante necessária para impulsionar a emergência da cultura popular.


Felipe é um dos mentores fundamentais do Guaiamum Treloso Rural, contribuindo com artistas nacionais na versão cosmopolita e inserindo debates sobre sustentabilidade na versão rural. Essa última edição enfrentou obstáculos legais após um longo impasse iniciado por figuras do debate ecossustentável.


É necessário entender que a indústria da produção e da arte se reinventou, ocupando-se agora de likes, promoções e um marketing poderoso, determinando quem merece ser reconhecido.


Sua presença na política é intrinsecamente ligada aos grupos liberais em Pernambuco. Não aos liberais neo, mas àqueles que criticam severamente os formatos excludentes, estabelecendo limites sociais e viáveis. Seria essa a visão correta? Não há uma resposta definitiva. No entanto, em uma era dominada pela internet, é difícil ter uma visão central das expectativas políticas progressistas.


Ao criticar o atual Governo Federal, Felipe reforça a necessidade de novas ideias e coletivos de transformação alinhados com a juventude e com a compreensão do novo momento mundial.


Ele expressa críticas às gestões anteriores, enfatizando a falta de originalidade nos governos do PSB, mas elogia as políticas de economia de Raquel Lyra e o time que ela montou para a cultura.


Ao falar sobre os principais nomes produzidos por Pernambuco para o país, destaca a falta de renovação, mas ressalta o potencial construtivo de Daniel Coelho e o futuro promissor de Silvio Costa Filho, que atualmente é Ministro no Governo Lula.


Além de seu papel na cultura e na política, Felipe é conhecido como "Felipinho" nos corredores da terra do Mangue Beat. Sua energia concentrada contribui significativamente para a compreensão de que o acadêmico nem sempre é necessário e que o popular não é prejudicial.


Você conhece Felipe Cabral?

Felipe de Menezes Cabral de Mello, nascido em 25 de setembro de 1966, em Recife, é filho de Fernando Coutinho Cabral de Mello e Maria das Graças de Menezes Cabral de Mello. É irmão de Graça Maria, Fernando Liberato (In Memorian), Cora (In Memorian) e Fábio. Felipe tem 4 filhos: Mateus, Tiago, Beatriz (do primeiro casamento) e Valentina (do segundo casamento). Estudou no Instituto Nossa Senhora da Conceição, Colégio Marista e Contato, cursou Engenharia de Minas, Ciências Biológicas e Marketing.


Com um espírito empreendedor, Felipe iniciou sua trajetória política aos 14 anos, vendendo sanduíches naturais no bairro de Casa Amarela. Em 1986, coordenou a juventude na campanha de Miguel Arraes de Alencar e se tornou Oficial de Gabinete da Secretaria de Justiça do Governo Miguel Arraes de Alencar. Em 1992, coordenou a campanha de Jarbas Vasconcelos para prefeito de Recife, assumindo posteriormente o cargo de diretor na Secretaria de Planejamento. Em 1995, criou a empresa Feira Livre de Frutas e Verduras.


Posteriormente, Felipe mergulhou no mundo da cultura, fundando a troça carnavalesca Guaiamum Treloso, dirigindo o Festival de Circo do Brasil e a Casa de Show Baile Perfumado. Em 2006, foi chefe de gabinete da Deputada Estadual Terezinha Nunes. Atualmente, é secretário de Desenvolvimento Econômico em Camaragibe e preside o Partido Cidadania, sendo assessor do Deputado Daniel Coelho. Desde 2008, reside em Camaragibe.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page