Diferente dos outros anos, em que o festival ocorreu em setembro, o maior festival de cultura, literatura e entretenimento do país, está marcado para junho de 2025, entre os dias 13 e 22.
Por Fabí Márins
A Bienal do Livro Rio, o maior festival de cultura, literatura e entretenimento do país, está marcada para ocorrer em junho de 2025, entre os dias 13 e 22, e será o destaque principal do calendário do Rio Capital Mundial do Livro. Esta é uma honra histórica para o Rio de Janeiro, sendo a primeira cidade de língua portuguesa a receber essa nomeação pela UNESCO e pelo Comitê Consultivo da Capital Mundial do Livro.
A Bienal do Livro Rio tem sido uma parte essencial da vida cultural da cidade e recebeu o reconhecimento como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pela Prefeitura do Rio. No ano anterior, em 2023, o evento proporcionou experiências que ultrapassaram os limites dos livros, com palcos inovadores e interação com o público, abordando discussões contemporâneas e explorando a transversalidade das narrativas literárias em diferentes formas de arte.
Organizado pela GL events Exhibitions e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), o festival contou com a participação de mais de 300 autores e personalidades, oferecendo mais de 200 horas de programação para um público diversificado. A Bienal também recebeu mais de 120 mil alunos da rede pública, proporcionando para muitos o primeiro contato com o universo literário e contribuindo para um recorde de vendas das editoras.
O título de Capital Mundial do Livro, que vigorará de 23 de abril de 2025 a 23 de abril de 2026, reconhece o compromisso do Rio de Janeiro em promover iniciativas literárias, sustentar o mercado editorial e incentivar a leitura, especialmente entre os jovens. Este reconhecimento reflete o esforço contínuo da cidade em cultivar seu patrimônio literário e promover a literatura em todas as suas formas.
Dante Cid, presidente do SNEL, enfatiza o papel fundamental da Bienal do Livro Rio como catalisador do universo literário e destaca a importância do próximo evento, que será ainda mais especial em meio às celebrações do título de Capital Mundial do Livro, aproveitando o feriado de Corpus Christi para receber visitantes de todo o Brasil.
Comentarios