pub-9353041770088088 pub-9353041770088088
top of page

O estilo elegante e suas diferentes mensagens do passado ao presente da moda!

Caroline Lardoza
O estilo elegante no passado e no presente da moda.
Referências de revistas de moda (Pinterest e coletânea de moda dos anos 40)

Ao longo da história da moda, as roupas tem sido muito mais do que uma simples escolha estética. Carregam no cotidiano os símbolos e significados que mudam de acordo com o tempo. Para compreender a complexidade do estilo elegante que vemos hoje, é importante voltar no tempo e explorar suas origens e transformações.


Relendo um texto sobre a moda de cada decáda de Emmanuelle Dirix pude perceber essas mudanças significativas de mensagens não verbais a partir de peças, que ctegorizam o que chamamos de estilo elegante hoje. Em 1945, A atriz Jane Wyman vestiu um conjunto de calça e blazer (bem parecido com esses que estamos vendo em alta no estilo elegante), mas o visual nessa época abraçava uma estética próxima de trajes masculinos para demarcar o novo papel ativo das mulheres na sociedade em um período de guerra.


Em outro momento na mesma década, a atriz de Teatro Ethelind Terry usa calça de alfaiataria, blusa de algodão e mocassim de camurça. A imagem era parte de uma tentativa da propaganda estatal de encorajar as mulheres a assumir trabalhos de guerra que sugeria que todos, independentemente de fama, classe ou posses, estavam na mesma situação e deveriam fazer sua parte. (Dirix, 2014)


Vejam que essas peças hoje abraçam outra mensagem. A do estilo elegante, do sucesso, da afirmação de classe social ou a tentativa de pertencimento a ela. E evidência também o status fortalecido por esses poderes simbólicos de marca, tipo de vestimenta e até mesmo tecidos.


O que eu quero te comprovar hoje, é que ao longo da história da moda, os discursos mudam e os simbolismos também. O que antes era usado como peças utilitaristas que davam maior mobilidade as mulheres em um período de mudanças sociais e trabalho, hoje é um novo padrão sobre feminilidade e poder.


Perceba que as peças vem e vão em uma lógica de moda que é cíclica. Mas sempre com novos discursos incorporados a elas. Com novas intenções ou com velhas conhecidas, como colocar a mulher em um lugar de padronização e regras.


Mas ainda pagamos preços parecidos com décadas anteriores quando falamos sobre julgamento de vestimentas a partir de um gênero.


Sugestão de leitura:


A moda na década de 1940: um panorama completo e ilustrado da indumentária e da beleza sob o impacto da segunda guerra mundial. 📚📚

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page
pub-9353041770088088