Quem nunca leu os livros de Monteiro Lobato?
Quem, com mais de 45 anos, não assistiu a minissérie da Globo, inspirada nos contos de Monteiro Lobato?
Seus personagens, ‘Dona Benta’, ‘Pedrinho’, ‘Narizinho’, a boneca ‘Emília’, o ‘Visconde de Sabugosa’, a cozinheira ‘Tia Anastácia’, o ‘Saci Pererê’ e a ‘Cuca’ são personagens marcantes das crianças de muitas gerações.
Se vivo fosse, Monteiro Lobato estaria completando neste ano de 2024, 142 anos.
José Bento Renato Monteiro Lobato, nasceu em Taubaté (interior de SP) no dia 18 de abril de 1882 e faleceu no dia 04 de julho de 1948, com 66 anos. Foi advogado, promotor, editor de livros, ativista e tradutor brasileiro, mas foi como escritor para crianças que ele alcançou o sucesso. Entre as mais famosas destaca-se ‘Reinações de Narizinho’ (1931), ‘Caçadas de Pedrinho’ (1933) e ‘O Pica-Pau Amarelo’ (1939).
Suas personagens mais conhecidas são: ‘Emília’, uma boneca de pano com sentimento e ideias independentes; ‘Pedrinho’’, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa’, o sábio sabugo de milho que tem atitudes de adulto, ‘Cuca’, vilã que aterroriza a todos do sítio, ‘Saci Pererê’ e outros personagens que fazem parte da famosa obra ‘Sítio do Pica-pau Amarelo’, que até hoje é lido por muitas crianças e adultos. Escreveu ainda outras obras infantis, como A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, e A Chave do Tamanho.
Apesar de todo sucesso, nas últimas décadas, Monteiro Lobato foi acusado de racista.
No livro ‘Caçadas de Pedrinho’, publicado em 1933, a personagem negra ‘Tia Nastácia’ é chamada de "macaca de carvão" e referida como pessoa que tem "carne preta". A obra, cuja leitura é obrigatória nas escolas públicas, foi alvo de mandado de segurança impetrado pelo Instituto de Advocacia Racial perante o Supremo Tribunal Federal.
De lá para cá, muitas têm sido as discussões acerca do pensamento racista nas obras de Monteiro Lobato. Em defesa do escritor, há alegações de afirmar que Monteiro Lobato era racista focaliza apenas um viés, o que acaba por ignorar as ambivalências, as contradições que possam estar presentes na escrita desse autor.
Certos ou errados o que vale dizer neste momento é que este musical AS AVENTURAS DE EMILIA certamente agrada pais e crianças de todas as idades...
Vamos conferir?!
AS AVENTURAS DE EMILIA
Texto e direção: Márcio Menta.
Músicas e direção musical: Roger Davill
Coreografias: Dark Tavares.
Criação e confecção de Figurinos: Márcio Menta.
Peruqueiro: Márcio Paulino.
Fantoche: Washington Araújo/ Espumágica.
Cenografia – Ronaldo Régio.
Fotografias – Douglas Jacó.
Designer gráfico – Robson Ribeiro/ Ponto designe
Produção técnica – Rodrigo Rodrigues e George Salguette
Assistente de Produção: Rose MacCord
Produção Executiva, Administração Local e Assessoria de Imprensa: João Luiz Azevedo
Elenco:
Carolina Bento – Emília.
Alex Barreiro – Visconde.
Iraci Franco - Dona Benta
Deise Mirian Torres - Anastácia
Rabicó – Helyane Silsan.
Sací – Joe Ribeiro
Cuca – Márcio Menta.
Comentarios