O Retorno dos Rituais: Por que as pessoas estão celebrando a Lua e as estações (?)
- Atiye Vivá
- 12 de mai.
- 2 min de leitura
![foto de uma mesa com calendário lunar e roda do ano pagã]](https://static.wixstatic.com/media/a7c8c4_a9fafffc1f8b418489faffd2445a3c91~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/a7c8c4_a9fafffc1f8b418489faffd2445a3c91~mv2.jpg)
Em meio ao caos da cidade e da correria da vida prática, presenciamos o retorno dos rituais e práticas de espiritualidade, como a conexão e celebração das forças da natureza. Há cada vez mais pessoas celebrando a Lua e as estações mediante práticas como observar o ciclo lunar e conectar-se com as energias das estações do ano em busca de equilíbrio e para trazer mais sentido à vida. Práticas essas que fazem parte de religiões pagãs, como a Bruxaria e a Wicca, mas que beneficiam qualquer pessoa, independentemente da religião.
Um número crescente de pessoas está em busca dessa reconexão com os ciclos naturais e o bem-estar que isso traz, já que a vida corrida da cidade nos afasta não só da natureza, mas também, de certa forma, de nós mesmos. Povos agrários e pessoas que vivem da terra estão mais atentos a esses ciclos da natureza e como eles reverberam também em nós. Por exemplo, o ciclo lunar, que está intimamente ligado às mulheres e ao ciclo menstrual. Nossas ancestrais olhavam para o céu noturno e viam um ventre que crescia ao longo do mês e depois novamente diminuía, e, que regia não só as marés dos oceanos, mas também o fluxo e refluxo das águas internas das mulheres – e nisso enxergavam o divino feminino.
Já as estações do ano trazem todo o simbolismo de vida, morte e renascimento da natureza, e quando estamos em sintonia com esse fluxo de energia, podemos nos valer dessa força e assim influenciar aspectos da nossa vida em particular, como, por exemplo: finalizar ciclos pessoais, seja no trabalho ou em relacionamentos; entender o momento certo de plantar a semente de um novo projeto; e abraçar as pequenas mortes simbólicas que ocorrem ao longo da nossa vida, renascendo mais fortalecidos.
Quando deixamos de admirar a Lua ou perdemos a habilidade de perceber as sutilezas do clima em cada estação, não só nos afastamos da natureza, mas também perdemos a conexão com os nossos ciclos internos – e isso nos causa essa sensação de vazio que vem sendo observada atualmente nas pessoas.
Por isso, reserve um tempo para estar junto à natureza, observar a Lua, sentir o cheiro do orvalho pela manhã ou da terra molhada após um dia de chuva e se reconectar ao seu próprio ciclo.
Comments