O Primeiro Amor (1972)
Pouco se sabe da trama. As poucas informações que se tem são que o protagonista, Sérgio Cardozo, morreu vítima de um ataque cardíaco aos 47 anos. Faltavam 28 capítulos para o fim da trama. Leonardo Villar o substituiu para que o enredo tivesse um desfecho. As fitas foram destruídas em um incêndio.
Uma Rosa com Amor (1972)
Sucedeu a "O Primeiro Amor" e teve o mesmo fim, ou seja, todo material foi perdido no mesmo incêndio. Atriz Marília Pêra protagonizou a história.
A novela ganhou um remake em 2010, no SBT. Carla Marins foi a protagonista. Nunca foi reprisada.
Cavalo de Aço (1973)
Escrita por Walther Negrão, teve o casal Tarcísio Meira e Glória Menezes liderando o elenco. Não há material preservado.
O Semideus ( 1973)
Novela de Janete Clair. As fitas também se perderam no incêndio.
Os Ossos do Barão ( 1973)
É considerada a melhor novela de Jorge Andrade. Abordou a ascensão de imigrantes italianos em contraposição aos descendentes dos barões do café. Paulo Gracindo e Lima Duarte estavam na trama. O SBT produziu remake em 1997.
O Amor é Nosso (1981)
É uma novela que a Globo faz questão de esquecer. Foi escrita por Walther Negrão e teve Fábio Júnior como protagonista. A trama não fez sucesso. Comenta-se que a Globo sumiu com todos os capítulos de seus arquivos.
É, queridos leitores, como podemos ver, ao longo dos 58 anos de Globo, nem tudo foi flores no mundo das novelas. Tirando essa última que a Globo faz questão de esquecer, acredito que as outras mereçam remake. Quando se perdem obras num incêndio, podemos abrir uma exceção.
Por Arllan Sìlva
Comments