A Orquestra Voadora, um dos blocos que trouxe o brilho dos instrumentos de sopro para o carnaval de rua, celebra seu "Carnaval de Debutante" no ano em que completa 15 anos.
Por Fabí Márins
A Orquestra Voadora, um dos blocos que trouxe o brilho dos instrumentos de sopro para o carnaval de rua, celebra seu "Carnaval de Debutante" no ano em que completa 15 anos. Com cortejos marcantes no Aterro do Flamengo (RJ) e no Parque Ibirapuera (SP), o grupo faz uma retrospectiva de sua história, destacando seu legado como coletivo colaborativo, inclusivo e divertido.
Fundada em 2008, a Orquestra Voadora iniciou seus ensaios nos jardins do Museu de Arte Moderna, desafiando a paisagem considerada perigosa na época. Com um repertório inovador que transformava sucessos da música pop e mundial em versões instrumentais para instrumentos de sopro e percussão, a Voadora conquistou o público desde o primeiro desfile não divulgado em 2009, que já reuniu 3 mil pessoas.
Ao longo dos anos, a Voadora enfrentou o desafio comum de muitos blocos que cresceram junto com o carnaval de rua, optando por manter a essência democrática e acústica ao deslocar-se para a ampla pista do Aterro do Flamengo, em 2010. O bloco introduziu os pernaltas, artistas de pernas-de-pau, nesse ano, marcando outra tradição.
A partir de 2011, a Orquestra Voadora investiu em infraestrutura, focando em sonorização e segurança, mantendo uma abordagem profissional sem perder a natureza acessível e horizontalizada. O modelo atual destaca-se pela estrutura pouco hierarquizada, compromisso com acessibilidade e inclusão, além de uma abordagem musical coletiva.
Em sua incursão pelo carnaval paulistano, em 2017, desfilou até 2020. Após uma pausa de três anos devido à pandemia, retorna a São Paulo para desfilar no Parque Ibirapuera, diversificando ainda mais sua presença no cenário carnavalesco.
Neste 15º Carnaval, a Orquestra Voadora reafirma seu compromisso com a ocupação responsável do espaço público, trazendo mais de 200 músicos e cerca de 100 pernaltas. Seu repertório eclético continua a encantar, abrangendo desde clássicos do pop internacional como "Thriller" e "I Will Survive" até pérolas da música brasileira como "Frevo Mulher" e "Sossego". A Voadora não é apenas um bloco; é uma experiência musical vibrante e inclusiva. Que as trombetas toquem alto e os tambores rufem vigorosamente, pois a Orquestra Voadora está pronta para alçar voo pela 15ª vez, espalhando alegria e ritmo por onde passa.
SERVIÇO
ORQUESTRA VOADORA
RIO DE JANEIRO:
Data: 13 de fevereiro de 2024 (terça-feira)
Local: Aterro do Flamengo
Concentração: 13h, na Av. Infante Dom Henrique s/n (autopista do Aterro do Flamengo, altura do Outeiro da Glória)
Saída: 14h, em direção ao Museu de Arte Moderna (MAM)
Encerramento: 18h, na Av. Infante Dom Henrique s/n (autopista do Aterro do Flamengo, altura do MAM)
SÃO PAULO:
Data: 17 de fevereiro de 2024 (sábado)
Local: Parque Ibirapuera
Concentração: 11h, na Av. Pedro Álvares Cabral, na altura do Obelisco.
Saída: 12h
Encerramento: 15h, na Av. Pedro Álvares Cabral, na altura do Monumento das Bandeiras
Comments