Os personagens do Chaves representados pela Numerologia Cabalística
- Leañ Souza
- 4 de mai.
- 6 min de leitura
Atualizado: 6 de mai.

Há décadas, Chaves é um dos seriados mais assistidos pelos brasileiros através do SBT. Apesar do humor simples, poucos conhecem a simbologia numerológica que há por detrás da séria. Cada um dos personagens possui personalidades diferentes e que são moldadas através dos números, mas que muitos desconhecem. Da alegria do Chaves à rigidez do Senhor Barriga, indo do amor do Professor Girafales por dona Florinda à esperteza da Chiquinha, cada comportamento dos personagens é explicado pelos números. Nesta matéria exclusiva da Revista Pàhnorama na coluna "Numerologia para todos", convidamos todos os leitores a embarcar nas simbologias que estão por detrás desse seriado tão conhecido no Brasil

Seu Madruga - Número 1 (Individualismo e determinação)
O Seu Madruga é representado pelo número 1. Na Numerologia Cabalística, a vibração 1 é aquela que lidera e que não tem medo de enfrentar os problemas, sem medo e sem temor. O 1 é audacioso, corajoso, determinado e não teme correr riscos. Mesmo com a falta de recursos para a sua sobrevivência, o Seu Madruga não se rende e não se abala por causa disso, sempre tendo um sorriso no rosto. Cheio de dívidas, as quais sempre são cobradas pelo Senhor Barriga, como também sofrendo inúmeras agressões e injustiças por parte da Dona Florinda, ele sempre segue em frente, sendo bastante resiliente nessas situações. O número 1 também é aquele que possui dificuldade em pedir ajuda aos outros, pois sendo individualista, prefere fazer tudo sozinho. E para quem acompanha o seriado, vê-se que dificilmente o Seu Madruga pede ajuda aos outros moradores da vila.
Dona Florinda - Número 2 (Relacionamentos e dualidade)

A Dona Florinda possui as características do número 2. O 2 na Numerologia Cabalística é a vibração da sensibilidade, das relações, das uniões, das parcerias, mas também da dualidade e das indecisões. Quando ela está junto do Professor Girafales, mostra-se um ser amoroso, gentil, delicado e sensível. Em contrapartida, quando acontece algo relacionado entre o Kiko e o Seu Madruga, onde o Kiko "sofre algo", ela se mostra uma pessoa agressiva, rancorosa e violenta, agredindo o Seu Madruga. E por vezes, também, agride e humilha certos moradores da vila, de forma verbal, chamando-os de "gentalha". Essa é a dualidade eterna que a Dona Florinda vivencia (amor e ódio) em Chaves.

Chaves - Número 3 (Alegria e inocência)
Chaves, o personagem principal da série, possui o arquétipo do número 3. 3 é o número da alegria, da expressividade, da inocência e também da criatividade. Em meio à penúria e à miséria em que vive, o Chaves não perde o seu gosto pela vida e sempre vive com um ar sorridente. O 3 também é a vibração da amizade. E como não poderia ser diferente, todos da vila gostam do Chaves, sendo os seus amigos, apesar as trapalhadas e confusões que o menino apronta. Mas é claro que de forma não maldosa, mas "sem querer querendo".
Seu Barriga - Número 4 (Estabilidade e ordem)

Já o número 4 na Numerologia Cabalística remete à estabilidade, à segurança e ao pragmatismo. Seu Barriga, sendo o dono da vila, possui a responsabilidade de deixá-la em ordem. Em relação à cobrança do pagamento do aluguel dos moradores da vila, é notório que o Seu Barriga é extremamente rigoroso a isso, sendo o rigor uma das características poderosas do número 4, em que o Seu Barriga a expressa fortemente. 4 também é a vibração da paciência e da persistência. Sobre os 14 meses de aluguel que o Seu Madruga deve, percebe-se a tamanha paciência do Seu Barriga em relação a essa dívida tão longa que o Seu Madruga tem com ele, além da sua persistência em receber os aluguéis.

Chiquinha - Número 5 (Liberdade e rebeldia)
O número 5 na Numerologia Cabalística é a vibração dos rebeldes, dos questionadores, dos liberais e dos enérgicos. A Chiquinha é uma pessoa que não segue regras, sempre causando confusões entre os moradores. Na série, vê-se que ela sempre apronta algo, trazendo conflitos e intrigas. Ela também sabe manipular as situações ao seu favor. A Chiquinha também não possui papas na língua e diz o que quer, principalmente sobre a Dona Florinda, chamando-a de "velha coroca", "vaca" e "velha briguenta", assim com o Kiko, ofendendo-o de "bochechudo" e "tapado". Isso vale também para o Seu Madruga, onde há um episódio em que ela o chama de "sarampão" e também com a Dona Clotilde, dizendo em grande parte da série que ela é uma "bruxa" em vários episódios. Ou seja, é o arquétipo numerológico da rebeldia e também do descompromisso total com a ordem. Apesar disso, a Chiquinha é inteligente, ágil e esperta, conseguindo se safar em certas situações em que se mete.
Professor Girafales - Número 6 (Amor e educação)

Já o número 6 é aquele que representa o amor, o companheirismo e também a educação. Apesar de ser um educador, o Professor Girafales possui um grande amor pela Dona Florinda. E muitas vezes, esse amor interfere no desempenho da suas funções como professor, fazendo com que o mesmo deixe da lado os alunos e se entregue aos desejos ardentes da paixão, visto que isso ocorreu em um episódio da série, onde o Professor Girafales pede ao Seu Madruga para tomar conta dos seus alunos enquanto ele vai "resolver algo". Mas na verdade, a Dona Florinda estava do lado de fora querendo "pegar" o Seu Madruga", que estava fugindo dela. O Professor Girafales a viu e logo, o amor falou mais alto. O 6 também possui dificuldades no setor amoroso, sendo indeciso. E isso é perceptível entre o Professor e a Dona Florinda, em que os mesmos, apesar de muito tempo se relacionando, nunca oficializaram o casamento.

Nhonho - Número 7 (Introspecção e sabedoria)
O número 7 na Numerologia Cabalística é o intelectual, o reservado e o observador. Vivendo em um mundo interior, o Nhonho, filho do Senhor Barriga, é um menino carente, sensível e introspectivo. Vive com um grande vazio emocional, mesmo tendo muito poder material dado pelo seu pai. A mãe está sempre viajando a trabalho e o pai, trabalhando dia e noite, deixando-o solitário. Como o 7 é diferenciado em relação aos outros números, sendo considerado "estranho", o Nhonho sofre muito bullying por conta do seu excesso de peso. Isso causa problemas internos que o deixam triste e abatido. Apesar disso, o Nhonho é, depois da Elizabeth, a pessoa mais inteligente da escola, uma das principais características do número 7.
Dona Clotilde - Número 8 (Carma e poder)

O número 8 possui simbologias poderosas, dentre elas a justiça, o poder, o carma e a execução da Lei de Causa e Efeito. Extremamente mal compreendida por conta das suas vestes, a Dona Clotilde é tida como uma "bruxa". Apesar disso, ela possui um enorme poder de magnetismo e também de sabedoria, ajudando o Seu Madruga em momentos difíceis. Através de uma forte atração pelo Seu Madruga, podemos dizer que há uma "relação cármica" entre os dois, em que o Seu Madruga sempre foge das suas investidas, enquanto que a Dona Clotilde, o número 8, deseja a união, para que a Lei de Causa e Efeito seja cumprida.

Kiko - Número 9 (Generosidade, manipulação e altruísmo)
O 9 é a energia da generosidade, do altruísmo, da generosidade e dos términos. Com a perda do pai, no episódio em que o Seu Barriga despeja o Seu Madruga da vila, é notório que há uma carência paterna. O Kiko, na realidade, mostra-nos o desejo de ser amado. O seu egoísmo em alguns episódios da série em relação aos seus brinquedos não é algo maldoso, mas sim a necessidade de ser reconhecido como um menino criado com conforto e bens materiais, diferentemente do Chaves e da Chiquinha, que possuem poucos recursos. Kiko é extremamente dependente da Dona Florinda e não vive sem ela, principalmente quando em diversos momentos, sofre com beliscões do Seu Madruga, pois o 9 também é uma vibração de dependência, principalmente emocional. Apesar de ser um menino mimado e egóico, o Kiko, por vezes, é generoso e convida o Chaves a brincar com ele, oferecendo a ele os seus brinquedos (mesmo que com ciúmes). O número 9 tem como lado sombra a manipulação. Em vários episódios, o Kiko se faz de vítima e chora por qualquer decepção. No seriado, o Seu Madruga sempre leva a pior por situações que vivencia por causa do que o Kiko sofre, mostrando assim o poder de manipulação que o Kiko possui.
"Não é permitido copiar o conteúdo parcialmente e nem modificá-lo, exceto se o autor conceder a devida autorização. Esta matéria é propriedade intelectual e de responsabilidade exclusiva do autor, estando a mesma protegida pela Lei nº 9.610/98".
Leañ Souza - Numerólogo cabalista e colunista da Revista Pàhnorama
Comments