Espetáculo celebra a representatividade negra infantil feminina.
Por Fabí Márins
A partir de 2 de março, o Teatro II do CCBB Rio de Janeiro recebe a estreia do musical "Makeda – A Rainha da Arábia Feliz", uma história cativante que destaca a representatividade negra infantil feminina como símbolo de avivamento da autoestima. Sob a direção e dramaturgia de Allex Miranda, o espetáculo mergulha na jornada de uma pequena princesa africana predestinada a se tornar a grande Rainha de Sabá.
O enredo, narrado e cantado, segue a trajetória dessa princesa, educada por seu trisavô sábio, que a ensina valiosas lições sobre o poder da imaginação e como superar medos por meio dela. Através de histórias ancestrais e aventuras por terras desconhecidas, transmitidas em um antigo pergaminho chamado "A Trilogia das Arábias", a princesa aprende os valores fundamentais para reinar com sabedoria sobre toda a Arábia Feliz.
A peça não apenas oferece uma experiência teatral envolvente, com texto e trilha sonora originais, mas também destaca a importância da representatividade negra na infância, apresentando uma menina preta como protagonista e criando novos arquétipos positivos no imaginário coletivo. A dramaturgia inspirada nas raízes das culturas africanas ancestrais reflete um reflexo dos traços étnicos, raciais e ancestrais do povo preto.
No elenco, destacam-se os talentos de Ella Fernandes, Graciana Valladares, Lucas da Purificação e Thiago Justino, sob a direção musical de Maíra Freitas e a direção de produção de Bruno Mariozz. Todas as sessões contam com intérprete de Libras e recurso de audiodescrição, reforçando o compromisso com a acessibilidade.
Denísio Liberato, CEO da BB Asset, enfatiza o compromisso com a cultura e a diversidade: "Apoiar 'Makeda – A Rainha da Arábia Feliz' vai além de um patrocínio; é um ato de celebração e reconhecimento da riqueza cultural que a diversidade traz."
Allex Miranda, autor, diretor e idealizador do projeto, destaca a importância de proporcionar uma identificação positiva para crianças negras: "Salientamos a representatividade negra infantil feminina como símbolo de avivamento da autoestima. As crianças têm a oportunidade de se enxergarem como protagonistas de suas próprias representações históricas."
"Arte é uma ferramenta de auxílio na educação, proporcionando bons exemplos de como contribuir para um mundo melhor, sem preconceitos ou limitações", conclui Allex, ressaltando o poder transformador da arte na construção de um mundo mais inclusivo e empoderado.
Encante-se e inspire-se com a história de "Makeda – A Rainha da Arábia Feliz" no CCBB Rio de Janeiro, de 2 de março a 12 de maio, com sessões aos sábados e domingos, sempre às 15h.
SERVIÇO
Espetáculo: “Makeda – A Rainha da Arábia Feliz”
Temporada: de 2 de março a 12 de maio
Dias e horário: sábados e domingos às 15h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Teatro 2
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro – RJ
Informações: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia-entrada.
Bilhetes disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura
Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças).
ATENÇÃO
Domingos, das 8h às 9h - horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017)
Capacidade Teatro 2: 153 lugares
Classificação: Livre.
Duração: 60 min.
Siga o CCBB RJ nas redes sociais
Nas redes sociais
facebook.com/makedamusical | instagram/makedamusical
Comments