A volta da novela "Pecado Mortal" à grade de programação da TV Record mostra várias coisas. Uma delas é que a emissora está disposta a analisar a produzir novelas contemporâneas. Por isso, nada melhor do que colocar uma reprise. Vi como um acerto e pode dar ânimo à emissora e aos telespectadores que ainda sonham em ter as novelas contemporâneas como "Bela, a Feia", "Topíssima", "Vidas em Jogo" e outras. Parece que, de certa forma, a emissora está dizendo sim aos telespectadores ávidos por novelas contemporâneas
"Topíssima 2" chegou ser cogitada. Por ora, no entanto, nada oficial. O público sonha com volta de novelas contemporâneas. Melhor reprisar do que produzir remakes, o que, diga-se de passagem, não é uma exclusividade das novelas no Brasil. Na rede Televisa, do México, também é assim. É esperar para ver como a Record irá analisar a audiência da reprise de "Pecado Mortal". Na minha visão, essa reprise é um termômetro perfeito para a Record voltar a produzir novelas atuais e não ficar só nas bíblicas, apesar de elas terem um público fiel. O excesso de novelas bíblicas conseguiu deixar os telespectadores saturados, fugindo da frente da tela da Record e buscando outras alternativas.
O problema da Record e de outros canais é a carência de mais estudos que avaliem o que o público de fato quer. "Feedbacks" são importantes para qualquer empresa que se aprimorar. É o caso da Globo, que sempre analisa o produto, mesmo ele não dando certo, e faz as devidas correções para evitar equívocos mais para adiante. É assim que tem de ser com as outras emissoras.
Vou explorar mais sobre isso em outra ocasião. Fico por aqui.
Até mais, leitores!
Arllan Sìlva
Comments