O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciou neste sábado (15) que a cidade do Rio de Janeiro será a sede da próxima reunião da cúpula do BRICS, que ocorrerá em julho deste ano. A informação foi divulgada por meio de um vídeo nas redes sociais do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

No encontro anual, mais de 20 líderes de Estado serão recebidos, incluindo membros plenos do grupo e também países parceiros. A Prefeitura do Rio de Janeiro formalizou um pedido ao governo federal para que a cidade seja reconhecida como "capital honorária" do país durante o mês, o que não afetaria o papel do Rio de Janeiro na política nacional.
O BRICS atualmente
O BRICS é um grupo de países de mercado emergente que busca cooperar entre si para transformar seu crescente poder econômico em influência geopolítica. O nome é um acrônimo para "Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (South Africa)". O grupo foi originalmente formado pelo Brasil, Rússia, Índia e China. Atualmente, a África do Sul, o Irã, os Emirados Árabes Unidos, o Egito, a Arábia Saudita e a Etiópia fazem parte da cúpula como membros efetivos.
A presidência do BRICS é rotativa, e em 2025, o Brasil assumiu o cargo em janeiro.
Σχόλια