A cena mais aguardada de todos os tempos
![](https://static.wixstatic.com/media/a7c8c4_e06588fdb66f456e8c2958cb928f5b56~mv2.webp/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/a7c8c4_e06588fdb66f456e8c2958cb928f5b56~mv2.webp)
No episódio da novela Terra & Paixão, exibido na noite desta terça (12) foi ao ar o beijo mais esperado da trama de Walcyr Carrasco. Ramiro (Amaury Lorenzo) e Kelvin (Diego Martins) protagonizaram o beijo homoafetivo mais longo e apaixonado da TV brasileira, a cena do beijo entre os dois atores mostrou que houve entrega para o momento, fugindo do muitos atores chamam de beijo “técnico” deixaram que a naturalidade do beijo rolasse, e rolou! Com direito a língua. A cena foi feita conforme os toques da direção da novela, para ser a mais real possível, afinal ali estaria explícito o beijo de sentimento entre os dois. Para o telespectador que olhar a cena foi sincera. Walcyr Carrasco quis mostrar nesta trama o que mostrou na sua trama de dez anos atrás “Amor à Vida” com Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso), o que para a época foi um sucesso, pelo entrosamento dos dois atores, o que abriu o caminho com a diversidade.
A cena mostra a importância de ainda se discutir sobre a representatividade. Para o autor, a cena, o beijo, a forma que os personagens se relacionam é para fazer as pessoas pensarem e quebrar preconceitos e passar aceitar o outro e ter outra visão sobre o público LGBTQIAP+. A ideia que outras novelas possam discutir esse tema sem medo, mostrando a realidade do fato.
A televisão está se expandindo lentamente, há quem não se lembre da novela “América”, escrita por Glória Perez em 2005, que prometia exibir o primeiro beijo gay do horário nobre entre Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro). Eles chegaram a gravar a cena, mas a censura não permitiu que a cena fosse exibida. No canal Viva, onde passou a ser reprisada no último dia 27 de novembro, a emissora também não planeja colocar o beijo no ar. Quando se afirma isso mostra-se que a TV está tímida em abordar o assunto e continua dando passos lentos sobre e assunto, deveríamos estar mais avançados sobre isso.
Embora muita gente não saiba, o primeiro beijo gay na televisão brasileira ocorreu na década de 60. O beijo ocorreu no teleteatro da peça “A Calúnia”, protagonizado por Vida Alves.
Arllan Sìlva
Comentários