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Caroline Lardoza

Toblu: Transformando Resíduos em uma nova moda – Um olhar criativo e atento para o Upcycling

Com certeza você já percebeu que a pauta da sustentabilidade não significa mais uma tendência passageira abraçada por alguns, mas analisando o cenário climático atual e as perspectivas sociais da moda, ela se tornou uma necessidade urgente. Nessa jornada de moda consciente, tive o prazer de conhecer a marca Toblu que expande uma perspectiva inovadora com o uso do upcycling.

 A partir desses incômodos sobre a indústria, você já parou para pensar para onde vão os resíduos de tecidos? Pois essa é a preocupação da marca, ao criar peças exclusivas a partir deles. Com isso, potencializa um ato incrível de criatividade e um posicionamento crítico frente ao impacto ambiental com crescimento exponecial causado pelas fasts fashions.


Larissa CEO da Toblu (inovadora no segmento de moda circular, com upcycling)

A Toblu, liderada pela mente criativa de Larissa Castilho, nasceu em meio à pandemia alinhada a suas percepções e estudos de moda que buscam promover o consumo consciente através da transformação de materiais descartados. O que começou em ato de moda circular como um brechó,  evoluiu para uma marca que reflete o compromisso de Larissa em criar peças que carregam não apenas estilo, mas também uma mensagem poderosa sobre responsabilidade, processos e produção. 


Inovação da moda, marca toblu, upcycling

Desde jaquetas que mesclam vários tipos de tecidos, estampas, aplicações até acessórios super usuais como bags com regulagem de alças, combinações fashionistas e cheias de personalidades. 


A Parceria com Hallyson Machado: RE-Inventam o processo criativo!


Uma grande prova da força coletiva e criativa da Toblu é a sua recente parceria com Hallyson Machado, criador da HMAC. Como explicado por ele, a marca surge em 2020 a partir da necessidade de produzir looks exclusivos e sob medida que atendam as necessidades de clientes que desejam peças autorais, com versatilidade, destaque visual, elegância e glamour. "Todos podem vestir um look feito especialmente por Hallyson Machado, aqui todos os corpos são bem-vindos para serem valorizados dentro da estética visual da HMAC, desde artistas a pessoas anônimas, nosso objetivo é trazer a felicidade e satisfação de nossos clientes. O soco-inglês utilizado na logo traz a simbologia de força, resistência, e o jovem estilista utilizava desde a infância uma corrente com esse símbolo pendurado, e que hoje, faz parte da própria identidade visual. Aqui valorizamos o cliente, o seu desejo e transformamos sonhos em roupas exclusivas."


Em uma jornada incessante pela ampliação de novas perspectivas de fazer e consumir moda, a Toblu e HMAC lançaram a coleção "RE-PARTY" durante a WellFashion Rio (2024), uma fusão perfeita entre o glamour exclusivo da HMAC e o compromisso com o upcycling da Toblu. A coleção une o conceito de ressignificação, inovação e na mesclagem de tecidos, reforçam a celebração da moda sustentável.


inovação na moda upcycling

Em "RE-PARTY", cada peça é única, feita completament de sobras de aviamentos e tecidos de produções anteriores das duas marcas. Com isso, Toblu não apenas amplia sua capacidade criativa, mas também fortalece o propósito de reaproveitar materiais de forma artística e consciente, trazendo brilho e exclusividade ao universo do upcycling. Essa parceria exemplifica como o upcycling pode ser um caminho para criar não apenas moda sustentável, mas também peças de alto impacto visual e estético.


collab de moda com foco no upcycling

O posicionamento digital e uma nova contribuição para o consumo de moda


Com o mercado de moda circular em crescimento, a Toblu tem um grande potencial de destaque. No digital, chama atenção o fortalecimento do storytelling. Como apresentado no realsea acima, a marca tem um trabalho intenso de explicar ao seu consumidor e admiradores como funciona o seu processo produtivo e o significado por trás de cada entrelace. O público da Toblu valoriza não apenas o produto, mas também a história e o impacto positivo por trás de cada peça. Ao investir em conteúdos que eduquem sobre o upcycling e o processo artesanal, a marca cria uma conexão emocional mais profunda com seus clientes, oferecendo uma experiência de consumo significativa e alinhada aos seus valores éticos.


Ideia da coleção de moda re party que utiliza upcycling


A Toblu está em um momento crucial de crescimento, com parcerias que potencializam sua proposta de moda circular. Iniciativas como a coleção "RE-PARTY" mostram que a marca tem tudo para prosperar, trazendo não apenas inovação, mas também uma revolução necessária para o futuro da moda.


Te convido a acompanhar os próximos passos da Toblu no trilhar da sustentabilidade e moda consciente, trazendo expansão e didática nos conceitos e uma nova possibilidade de vestir e fazer a moda do futuro. 


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