A marca VENVS nasceu da combinação entre vivências e paixões que foram lapidadas em um estilo de moda autoral, a partir de habilidades de uma Multiartista, Renata Freitas. E tive o prazer de conhecê-la no evento Moda in Rio (2024) do Instituto Moda Mundo, um espaço que celebra a moda autoral, marcas independentes e profissionais do setor se reúnem para uma tarde de imersão e talks.
Nessa atmosfera, me encantei pelos detalhes das peças apresentadas por Renata, tudo feito de forma 100% artesanal, pensando nos detalhes, conforto e principalmente, usabilidade. A Venvs, à primeira vista, já me revelou seu propósito e trajetória, conectando o público que assistia ao desfile a uma moda que transcende a simples escolha de roupas. Uma união perfeita de singularidade de suas criações, profundidade de sua história e a missão que carrega.
Tempo depois, em um café, conhecendo mais sobre suas vivências, Renata me relata uma história entrelaçada com o fazer manual desde a infância, onde assistia à mãe e à avó costurando. O ambiente ao seu redor, fez com que percebesse que as roupas eram mais que tecido – eram expressões, cuidado e tempo investido. Esse elo inicial a conectou para sempre à moda, mas não à moda passageira e consumista, e sim a uma prática lenta e cuidadosa.
Mais tarde, em 2016, a moda se aproximou e ela começou a se aprofundar em modelagem, corte e costura, mas ainda sem grandes pretensões, apenas para confeccionar peças que não encontrava nas lojas. Entretanto, essa prática simples logo virou paixão, e o que era um hobby se tornou uma nova carreira e uma marca que impactaria não só sua percepção sobre moda, mas a de outras pessoas.
A VENVS é o resultado de toda essa jornada pessoal e afetiva, uma marca que, como ela mesma define, oferece “prazeres estéticos desvinculados dos padrões”. Cada peça é fruto de um processo criativo que mescla intuição, inspiração artística, e uma pesquisa cuidadosa sobre imagem e identidade. Renata carrega também uma abordagem terapêutica na criação, que nasceu de suas experiências com a Psicanálise e Psiquiatria Transcultural, onde encontrou maneiras de reinterpretar o ato de vestir como uma extensão do bem-estar e da autoestima, que olha para as singularidades das clientes, seus desejos e anseios.
A marca está em momentos afetivos de suas clientes, com suas criações personalizadas e exclusivas, como na imagem acima, do pré wedding de Débora Sampaio. Toda a produção da noiva foi pensada em conjunto, com cuidado aos detalhes, modelagem, conforto e na escolha dos tecidos. Um resultado que encanta e inspira novas produções.
A primeira coleção, “O Nascimento de Vênvs”, é uma declaração de tudo o que Renata defende: peças atemporais e essenciais, que são simples e sofisticadas ao mesmo tempo. Nela, o propósito de VENVS se manifesta de forma muito clara. A marca oferece mais que roupas – traz uma experiência sensorial, onde cada peça convida o usuário a olhar para dentro, a sentir o toque do tecido, a identificar-se com algo que ressoa profundamente. Para Renata, a moda é política, é social, e, acima de tudo, é uma ferramenta para resgatar a essência de cada indivíduo.
E hoje meu convite vai além de conhecer essa marca (@espacovenvs), mas ampliar seu olhar sobre a moda, consumo e, principalmente, sobre o que realmente gosta nesse universo de estilo e identificações.
Comentários