YOUNITE no Brasil: grupo de K-pop fala sobre fãs, novo comeback e expectativas para a K-Turnê 2025
- Isadora Wandermurem

- 17 de ago.
- 3 min de leitura

De 16 a 31 de agosto, o Brasil recebe a K-Turnê 2025 com YOUNITE, iniciativa do Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB), em parceria com a Brand New Music e festivais e instituições nacionais. Formado por oito integrantes — Eunho, Steve, Eunsang, Hyungseok, Woono, Dey, Kyungmun e Sion — o grupo de K-pop se apresenta em sete cidades: São Paulo, Curitiba, Piracicaba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília.
A K-Turnê é um evento itinerante de intercâmbio cultural que busca aproximar Brasil e Coreia por meio do K-pop. Durante a coletiva de imprensa em que a Revista Pàhnorama esteve presente recentemente, o YOUNITE falou sobre a conexão com fãs, inspirações para o novo comeback — termo usado no K-pop para se referir a um novo lançamento musical acompanhado de conceito visual, coreografia e promoções — e a expectativa para a primeira visita ao país.
Nos últimos anos, o K-pop se consolidou como um dos maiores movimentos culturais do mundo, e Eunho acredita que o grupo tem mostrado versatilidade musical e visual a cada comeback. “Através dos vários comebacks que fizemos, mostramos diferentes lados e gêneros. Queremos divulgar nossa música e também nossa imagem não só no Brasil, mas no mundo todo”, afirma ele, destacando a animação do grupo em se apresentar no país. "Na Coreia, os fãs são mais calmos. Já no Brasil, ouvimos que as fãs são calorosas e com muita energia."
Quando questionados sobre qual elemento do K-pop mais combina com os brasileiros, Hyungseok escolhe a dança. “Com as nossas danças energéticas, o público pode se divertir e curtir com a gente também.” No processo criativo, Eunho explica que hoje o grupo participa mais das decisões. “Antes, não decidíamos as mensagens [das músicas] no começo da carreira. Mas com o tempo, conversamos com a empresa e decidimos juntos.”
O mais recente comeback traz fortes influências brasileiras e latinas na música Bomba na versão remix de Poco Loco. “Tentamos pegar referências latinas, tanto do Brasil quanto de outros países. Mesmo introduzindo esses novos gêneros e musicalidades, não retiramos a essência. Tentamos ao máximo ter esse equilíbrio”, conta Hyungseok. Para Dey, a turnê é mais um passo para um objetivo ambicioso: “Queremos ser reconhecidos mundialmente. Começando pelo Brasil, gostaríamos de visitar toda a América e, a partir desse ponto, ir aos países vizinhos também. Assim, vamos crescendo pouco a pouco.”
A estreia em solo brasileiro também será a oportunidade de sentir de perto a energia do público. “Bomba é uma música que pode extrair toda a energia do público e mostrar algo muito legal”, afirma Sion. E a turnê passa por cidades que raramente recebem shows internacionais, como Piracicaba e Goiânia. “É uma oportunidade para mostrar o K-pop, a cultura coreana e o próprio Younite. Assim, podemos levar diversidade a lugares que ainda não nos conhecem”, diz Kyungmun.
Entre as experiências que querem viver no país, o churrasco brasileiro está no topo da lista. “Queremos experimentar o churrasco brasileiro”, revela Dey. Além disso, eles mostraram interesse em colaborar com um artista brasileiro futuramente.
“Visitaremos nossas fãs brasileiras pessoalmente pela primeira vez. Estamos muito ansiosos e esperamos que, tanto quanto nos esforçamos, vocês possam retribuir com carinho e amor”, afirma Steve. E para os shows, Eunho promete energia do começo ao fim: “Além de Bomba, preparamos músicas bem energéticas e animadas para que todos aproveitem juntos.” Com novas sonoridades e a energia característica do K-pop, o YOUNITE promete transformar cada apresentação da K-Turnê 2025 em uma verdadeira celebração cultural entre Brasil e Coreia.







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