Gente, vocês sabiam que a nossa subjetividade está passando por uma verdadeira revolução tecnológica? É, parece papo de ficção científica, mas é o tema central do encontro do Café Filosófico CPFL desta quinta (17). O psicanalista Pedro de Santi, mestre na análise das emoções humanas, vai dissecar como a inteligência artificial está remodelando a nossa mente.
Mas não é só sobre apps e algoritmos. Estamos falando de como o ambiente virtual muda as relações humanas e até nossa própria noção de “eu”. Sabe aquela sensação estranha quando a tecnologia parece “invadir” nossas emoções? É o que ele chama de "estranhamente familiar". Fascinante, não? De Santi sugere que estamos terceirizando partes da nossa subjetividade para a tecnologia. Parece que cada clique nos aproxima mais de um futuro onde a linha entre homem e máquina está cada vez mais tênue.
E não pensem que é algo distante. Os impactos já estão aí: no trabalho, nas relações, e até na forma como nos enxergamos. Dados recentes mostram que 78% dos brasileiros estão conectados 24 horas por dia, então imagina o tamanho da transformação que isso causa. Vamos refletir: estamos prontos para um mundo onde nossa privacidade e até nossas emoções são moldadas pela tecnologia?
E aí, bora nessa?
Serviço
Café Filosófico CPFL ao vivo com Pedro de Santi, psicanalista
Quando: 17/10, quinta-feira, às 19h
Onde: Instituto CPFL
Endereço: Rua Jorge Figueiredo Corrêa, Nº 1632, Chácara Primavera, Campinas-SP
Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h
Participação on-line: canal do Café no YouTube
Informações: institutocpfl.org.br
Comentarii