top of page

ArtRio, a feira de arte moderna e contemporânea, ocupa a cidade na próxima semana

  • Foto do escritor: Renata Freitas
    Renata Freitas
  • 8 de set.
  • 4 min de leitura
Divulgação ArtRio
Divulgação ArtRio (reprodução/Instagram @artrio_art)

A ArtRio, uma das maiores feiras de arte da América Latina, chega à Marina da Glória na próxima semana. Entre os dias 10 e 14 de setembro, a cidade do Rio recebe exposições, oficinas, rodas de conversa, exibições audiovisuais e performáticas, além da primeira Semana de Arte Cultura do Rio de Janeiro. As programações artísticas estarão espalhadas por diversos pontos da cidade, mas se concentrarão no Centro, reunindo mais de 80 galerias. Em 2025, a ArtRio chega a sua 15ª edição com muitos motivos para comemorar. Desde 2011 a ArtRio é uma grande agenda de ativações ligadas à arte, sempre atuando para disseminar a arte brasileira e nossos artistas no cenário internacional, atuar junto ao mercado de arte do país buscando as melhores práticas, condições e transparência, e a realização de projetos ligados a formação de novos públicos e acessibilidade. A feira de arte, que esse ano será realizada de 10 a 14 de setembro, na Marina da Glória, é a data central dessa plataforma ativa 365 dias por ano.

Galeria presente na próxima edição da ArtRio
Galeria presente na próxima edição da ArtRio (reprodução/Instagram @artrio_art)

Criada por Brenda Valansi e Elizângela Valadares, a ArtRio surgiu como feira internacional de arte, enfocando arte brasileira e latino-americana, ao lado de obras globais. Desde o início, promoveu exposições, publicações, intervenções urbanas, palestras e ações contínuas ao longo do ano, fomentando a arte visual no Brasil e além das fronteiras.

Agora, em 2025, a feira que ocupa a cidade com diversas expressões artísticas, entra para o calendário oficial com a primeira Semana de Arte e Cultura do Rio de Janeiro. Em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, e organizada pela produção da ArtRio, a Semana terá em sua programação artes visuais, cinema, dança, teatro, arquitetura, design e expressões artísticas. Prezando pela acessibilidade e impacto positivo a todos os moradores da cidade e visitantes, expande sua programação descentralizando as ocupações a bairros mais distantes do Centro, e ocupando vários bairros com arte moderna, contemporânea, popular.

Galeria presente na próxima edição da ArtRio
Galeria presente na próxima edição da ArtRio (reprodução/Instagram @artrio_art)

A ArtRio, integrando mercado, debates e formação de público, se afirma como importante plataforma de difusão para artistas e galerias. Atua como agente cultural contínuo, incentivando acesso à arte durante o ano, em visita a museus e galerias, e realizando ações educativas e informativas. Para a próxima edição, a programação da Marina da Glória conta com dois grandes pavilhões, TERRA e MAR, área de gastronomia e de conexão nos jardins.

“A ArtRio conquistou, ao longo de todos esses anos, o reconhecimento do mercado como uma feira de alta qualidade, com forte potencial de gerar negócios ao mesmo tempo em que realiza um intenso e contínuo trabalho na construção de novos públicos para arte. Ter a ArtRio incentivando a criação de uma Semana de Arte e Cultura no Rio de Janeiro mostra como toda a cidade é impactada pelo evento, com importantes reflexos também na economia e no turismo”, indica Maria Luz Bridger, diretora artística da ArtRio.

Dividida em alguns programas de abordagens distintas da arte moderna e contemporânea com curadoria especializada. Dentre eles, o programa Panorama, que reunirá nos Pavilhões TERRA e MAR, galerias já estabelecidas nesse mercado, que teve sua seleção feita por um Comitê formado pelos galeristas Alexandre Roesler, Antonia Bergamin, Filipe Masini e Eduardo Masini, Gustavo Rebello, Juliana Cintra e Marcio Botner. As galerias estarão presentes no Pavilhão TERRA e no Pavilhão MAR.

Galeria presente na próxima edição da ArtRio
Galeria presente na próxima edição da ArtRio (reprodução/Instagram @artrio_art)

O SOLO DUO, programa com curadoria de Ademar Britto, apresenta projetos inéditos e exclusivos para a feira de arte, com a participação de um ou dois artistas. A proposta é disponibilizar ao público diferentes técnicas e linguagens utilizadas pelos artistas solo ou na criação de possíveis diálogos. As galerias do SOLO DUO estarão no pavilhão MAR, construído na área externa da ArtRio. O programa BRASIL CONTEMPORÂNEO tem a participação de 10 galerias brasileiras que trazem um retrato da riqueza e beleza da criação artística de diferentes regiões do país. A curadora Paula Borghi teve como base para essa seleção o tradicional “fazer com as mãos” – artistas que trabalham desde a concepção, criação e produção de suas obras de forma totalmente manual. Assim, cada peça traz consigo o fazer e o ensinamento que atravessa histórias e gerações.

A feira contará ainda com o programa MIRA, dedicado a videoarte, em obras selecionadas pela curadora Christiane Laclau. A ocupação se dará no JARDIM DAS ESCULTURAS, na área externa da Marina da Glória. Além das ativações CONVERSAS ArtRio e o programa EXPANSÃO, que foca na valorização e apoio às instituições que desenvolvem trabalhos utilizando a arte como inclusão social.

Divulgação ArtRio
Divulgação ArtRio (reprodução/Instagram @artrio_art)

Serviço ARTRIO 2025

  • Data: 11 a 14 de setembro (quinta-feira a domingo)

Horário:

10 de setembro – Preview das 14h às 20h 

11 e 12 de setembro – das 13h às 20h

13 e 14 de setembro – das 14h às 20h

Local: 

Marina da Glória - Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória

  • Estacionamento no local, sujeito a lotação 

  • Metrô: Estação Glória

Mais informações e compra de ingressos pelo link:


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page