Como ter autoestima? Um guia necessário
- Ellen Bello

- 19 de set.
- 2 min de leitura
A confiança não nasce pronta: ela é construída no dia a dia, em pequenas escolhas que fortalecem nossa autoestima e nos ajudam a enxergar nosso próprio valor. Para muitas meninas, recuperar a segurança em si mesmas pode parecer um desafio, mas a verdade é que a transformação começa em detalhes simples e possíveis. Pensando nisso, preparamos um guia prático para você dar os primeiros passos rumo a uma vida mais confiante e equilibrada.
Autoestima não é algo que se ganha da noite pro o dia é uma prática diária, que pode mudar muita coisa com o tempo, por isso fizemos um guia básico com dicas que realmente funcionam para você recuperar sua confiança:
1. Micro-rituais que ajudam
Arrumar a cama, beber água, arrumar um look que te faça se sentir bem, isso são pequenas conquistas que nos fazem ganhar mais confiança.
2. Exercício do espelho
Se olhe no espelho e diga 3 coisas que gosta em você, em voz alta ou só no pensamento, e não tem essa de “Não gosto de nada!” você tem características boas sim(!), só parar para reparar!
3. Limites nas redes
Escolha um momento do dia sem redes sociais, enquanto isso, leia, desenha, deita na cama e olha para o teto, além de ser um ótimo hábito para evitar os problemas ocasionados pela internet, menos comparação = menos ansiedade.
4. Lista de confiança
Crie uma lista de três aspectos de si que são bons, e quando duvidar, revisite essa lista (não deixe ninguém te dizer o contrário!).

5. Faça algo que te desafie (pequeno)
Aprender um trecho de música, gravar um vídeo curto, ler um livro inteiro, limpar a caixa de e-mail, se comprometa com cada um e você vai ver que desafio vencido de faz ganhar mais confiança.
6. Diário
À noite, escreva 3 coisas que deram certo durante o dia e o que você sente sobre cada uma delas, treine o foco em coisas positivas. Além de que você pode escrever em um diário o que você quiser, esse momento é seu!
Lembre-se: autoestima não é perfeição, é prática constante de autovalorização. Cada pequeno hábito pode se transformar em uma grande conquista, e quando você menos perceber, já estará vivendo com mais confiança, liberdade e clareza sobre quem é. O processo é seu, o ritmo é seu — e o resultado será, acima de tudo, libertador.







Comentários