Dembélé conquista a Bola de Ouro 2025: veja os vencedores e prêmios da France Football
- Gustavo Rangel
- 23 de set.
- 3 min de leitura
Destaque da temporada, o jogador francês Dembélé supera os concorrentes e conquista o principal prêmio individual do futebol mundial em cerimônia realizada em Paris.

Na noite de segunda-feira, no sofisticado Théâtre du Châtelet, em Paris, aconteceu a cerimônia da Bola de Ouro 2025, premiando os destaques do futebol mundial. Ousmane Dembélé, atacante francês do Paris Saint-Germain, foi eleito o melhor jogador do mundo na temporada 2024/25 em cerimônia promovida pela revista France Football.
Além do prêmio individual, o PSG teve mais motivos para festejar: o clube parisiense foi eleito o melhor time masculino do ano após conquistar a tríplice coroa, termo que se denomina ao time campeão dos três maiores torneios de futebol em uma só temporada que nesse caso são: Campeonato Francês, Copa da França e a Champions League.
Envolvimento do Brasil
Raphinha (Barcelona) foi o brasileiro com o melhor desempenho, alcançando a 5ª posição na competição masculina, colocação essa que já tem deixado muitos fãs e especialistas do Futebol indignados, já que ele era cotado como um do top 3 favoritos dessa edição da premiação, já Vinícius Júnior, que havia sido um dos preferidos em anos passados, ficou na 16ª posição.
No futebol feminino, a lendária craque Marta ocupou a 12ª posição, ao passo que a jovem Amanda Gutierres, considerada uma promessa do esporte no país, ficou em 21º lugar.
Inovação e igualdade de gênero
Foi a primeira vez que a premiação teve categorias espelhadas para homens e mulheres em todas as áreas: melhor jogador(a), técnico(a), goleiro(a), jovem revelação, artilheiro(a) e clube do ano. Considerou-se a medida um avanço significativo para a valorização do futebol feminino em todo o mundo.
Além de homenagear lendas do passado e do presente, a cerimônia destacou a importância do impacto social no esporte com o Prêmio Sócrates.
Aitana Bonmatí é tricampeã
No futebol feminino, a jogadora espanhola Aitana Bonmatí (Barcelona) conquistou sua terceira Bola de Ouro seguida, firmando-se como uma das maiores atletas de sua geração. A meio-campista se destacou mais uma vez na temporada europeia e venceu concorrentes renomados na disputa pelo prêmio.
Veja a seguir os ganhadores das categorias mais importantes:
Melhor Jogador (Masculino): Ousmane Dembélé (França / Paris Saint-Germain)
Melhor Jogadora (Feminino): Aitana Bonmatí (Espanha / FC Barcelona)

Prêmios Pessoais - Troféu Kopa (Melhor Jovem) :
Masculino: Lamine Yamal (Barcelona / Espanha)
Feminino: Vicky Lopez (Barcelona / Espanha)

Troféu Yashin - Melhor Goleiro:
Masculino: Gianluigi Donnarumma (Itália / Paris Saint-Germain)
Feminino: Hannah Hampton (Inglaterra / Chelsea)

Troféu Gerd Müller - Artilheiro da Temporada:
Masculino: Viktor Gyökeres (Suécia / Sporting)
Feminino: Ewa Pajor (Polônia / Barcelona)

Troféu Johan Cruyff - Melhor Treinador:
Masculino: Luis Enrique (Paris Saint-Germain)
Feminino: Sarina Wiegman (Inglaterra)

Clube do Ano:
Masculino: Paris Saint-Germain (França)
Feminino: Arsenal (Inglaterra)

Prêmio Sócrates (iniciativas sociais):
Fundação Xana, responsáveis por ações sociais em benefício de comunidades necessitadas.

A edição de 2025 da Bola de Ouro será lembrada não só pelo destaque de Dembélé e Bonmatí, mas também por um evento mais diversificado, inclusivo, que representa o futebol mundial.







Comentários