top of page

EcoModas realizou seu primeiro desfile de moda sustentável no alto do teleférico em Friburgo

  • Foto do escritor: Rafaela Grande
    Rafaela Grande
  • 5 de ago.
  • 3 min de leitura

Ao final do evento voluntários entregaram mudas nativas ao público ali presente em um ato de regeneração do meio ambiente


Fotos: Rafaela Grande e Adriano José

Logomarca EcoModas
Logomarca EcoModas

O projeto EcoModas, com sua sede localizada no alto do teleférico de Nova Friburgo (região serrana), realizou no domingo (03/08), seu primeiro desfile de moda sustentável, criativo: “O básico da moda é ser sustentável”. Todo o evento foi idealizado por seus fundadores Alex Santos e Adriana Santos com o apoio de parceiros como a agência Maison Cler.

Convite do evento realizado no teleferico de Friburgo
Convite do evento realizado no teleférico de Friburgo

A Revista Pàhnorama esteve presente para prestigiar e cobrir o primeiro desfile realizado por esse projeto EcoModas. Foi um momento de diversão, inclusão, diversidade, entretenimento, representatividade, e, também, um pouco de cultura. A passarela contou com crianças, adolescentes, destacando uma modelo com síndrome de Down, adultos e pets. O local é deslumbrante, com uma vista panorâmica de toda a região de Friburgo. Um passeio imperdível neste ponto turístico tão importante da cidade.


Loja sustentável EcoModas
Loja sustentável EcoModas

Toda a loja é sustentável e reaproveitada, bem como os produtos ali vendidos. As criações são de autoria de Adriana Santos que, ao reaproveitar tecidos de fibras naturais, cria produtos, como roupas, calças jeans, sapatos, acessórios e bolsas. O objetivo é mostrar a importância de reutilizar, reaproveitar, reciclar tudo que for possível para que o meio ambiente não sofra com tanto descarte feito por empresas e indústrias ligadas a moda. O local é todo sustentável, com o conceito de ecodesign como, por exemplo, os bancos feitos de engradados com pneus por cima, as mudas de plantas, distribuídas a todos, estavam dentro de cones de linhas. Moda e sustentabilidade devem caminhar juntas.

Modelo com peças sustentáveis. Foto. Adriano José
Modelo com peças sustentáveis. Foto. Adriano José

“Realizar o primeiro desfile do projeto aqui na sede da EcoModas, no alto do teleférico, foi um marco para nós. Foi mais do que um desfile de moda — foi uma manifestação viva dos nossos valores e do nosso compromisso com uma moda que respeita o planeta e as pessoas. A emoção de ver tantos envolvidos, desde os voluntários até o público, só reforçou a certeza de que é possível fazer moda com propósito. As peças apresentadas nasceram de resíduos têxteis e foram desenvolvidas com design autoral e consciência ambiental. Como empresa de impacto socioambiental, a EcoModas vem se posicionando no setor como referência em empreendedorismo de impacto sustentável. Projetos como o reuso de uniformes em desuso, o reaproveitamento de calças jeans para brindes ecológicos, o reflorestamento com mudas cultivadas em cones de linhas vazios, o Zumbido Verde com abelhas nativas sem ferrão, e agora o desfile "O básico da moda é ser sustentável", são exemplos concretos de como a moda pode e deve ser uma ferramenta de transformação. Nosso objetivo é provocar reflexões e inspirar outras marcas, consumidores e empresas a repensarem suas práticas. Acreditamos que o futuro da moda é circular, regenerativa e conectada com a vida — e estamos aqui para contribuir ativamente nessa construção., comenta Alex Santos, responsável pela EcoModas.

Para fechar o dia, foram realizados sorteios de kits, e, também, o lançamento oficial do livro do Alex Santos: “Trilha da Vida Sustentável: 30 passos para transformar seu mundo”. O autor propõe ações simples e diárias para quem quer viver de forma mais sustentável e consciente.

Proposito do projeto EcoModas
Propósito do projeto EcoModas

Parceiros do projeto:


O desfile da EcoModas contou com o apoio e parceria do Jornal A Voz da Serra, TV Zoom, Pet Farma, Cervejaria Lumiarina, Oh Água, MFG Contabilidade, Hotel Mount Everest, Hotel Serra Everest, Hotel Vila Suiça, Fri Chopp Teleférico, HN Comunicação Visual, Olatex Malhas e Empreendimento Teleférico. O evento também contou com a cobertura jornalística da Revista Pàhnorama do Rio de Janeiro.


ENDEREÇO: Rua Alexandre Korotynsky, 418 / 02 -Teleférico, Centro, Nova Friburgo - RJ

TELEFONE: 22 9 9973 0834

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page