Mafia: The Old Country - Uma cinemática jogável?
- Felipe Barreto
- há 4 dias
- 5 min de leitura

Poderíamos resumir esta análise do Máfia já no título, mas é importante que você leia toda a publicação para entender! Lançado dia 07 de agosto de 2025, desenvolvido pela Hangar 13 e distribuído pela 2K, Máfia: The Old Country chegou para nos contar uma história que antecede o primeiro jogo, e com primor, entrega um trama envolvente, um gráfico adequado e uma gameplay padrão "cinemática jogável".
ENREDO
O jogo conta a história de Enzo Favara, um homem que trabalhava em regime de escravidão numa mina de enxofre que pertence a uma família mafiosa: os Spadaro. Dominado pela indignação após perder seu amigo Gaetano em um acidade na mina, enquanto obedecia ordens cruéis, Enzo reage com fúria: ataca um dos capangas e acaba fugindo para salvar a própria vida. Capturado e prestes a enfrentar o fim, ele é inesperadamente resgatado por Don Bernardo Torrisi, o poderoso chefe da familía Torrisi - um encontro que mudará seu destino para sempre. E é a partir daí que a história se desenrola!

É um padrão Mafia que dá pra perceber de primeira. Várias referências dos jogos anteriores são facilmente percebidos e fazem o universo ser bem agradável pros amantes de cinema e filmes de máfia. O jogo ser ambientado na Sicília e nos costumes mais antigos, com todo o glamour dos anos 1905 faz a trama ter muito sentido, sendo compreensível algumas partes da história e da gameplay serem mais "arrastadas.
Cada personagem tem seu charme e dá pra comparar a construção de cada um com um pouco das personalidades de outros personagens que fomos apresentados nos outros jogos. Dá quase pra perceber um padrão básico. Mas nada que atrapalhe ou que diminua a qualidade. O romance proibido, as amizades feitas com sangue, a lealdade cega e a falta de cuidado ao se entrar em um mundo que talvez não se consiga sair, vão fazer você se sentir literalmente vivendo uma história.
GAMEPLAY

Não espere uma gameplay inovadora. O que segura o jogo é a história. Nada vai te surpreender ali. A gameplay é, por muitas vezes, repetitiva e se prolonga em cada missão e em cada capitulo do jogo. Mas não vai importar muito a partir do momento que você se vê jogando uma "cinemática jogável". O jogo tem uma linearidade que deixa uma sensação de que tudo está "no automático". Isso traz uma leveza grande para o jogo em si.
Esse "automático" faz com que você curta mais a história do que as possibilidades do mapa. Não é mundo aberto, mas você tem, como em todos os outros jogos, um mapa grande e com possibilidades. Você encontra colecionáveis, consegue comprar armas e roupas, mas nada disso faz realmente a diferença no jogo. Ele vai te levando inconscientemente para a próxima missão e quando você percebe que está imerso em um filme, a "falta de novidade", te faz ignorar alguns fatos negativos e seguir com a diversão.

Os momentos de batalha me lembram um pouco Uncharted. Alguns tiroteios e pilotagens deixaram essa sensação. Tem um padrão também: todas as vezes que você for encontrar um personagem e você estiver fazendo o arco dele, você vai lutar de faca contra esse personagem. Depois de algumas vezes, vira um padrão que pode te incomodar um pouco. Pois, você saberá quando todas essas "cinemáticas" acontecerão.
Existe um botão de "pular a viagem" que serve pra você adiantar o trajeto que está fazendo. Sejam em longas cavalgadas ou durante longos períodos dentro dos carros. Isso faz com que você pule as interações entre os personagens. Essas interações servem para que você os conheça mais e crie sua identificação, mas caso deseje isso, vai sentir uma leve monotonia na gameplay.

Mas, sinceramente? Não ligue pra isso. Se divirta e imerja no que a história tem a contar.
O que entristece um pouco é que ele tem apenas 12h de duração. Se você for uma pessoa treinada na gameplay, vai conseguir fazer em menos. Mas completei o jogo todo em 14 horas. Em uma perspectiva isso é bom, por que o jogo não se estende e não abre possibilidade pra fracassar em sua história. Mas mesmo assim, deixa um "queria poder jogar mais um pouco".
GRÁFICO
Nos seus dois primeiros dias de lançamento, o jogo pareceu mal otimizado. Rodei o jogo na qualidade épica, numa 4060 ti, mas pareceu o que o jogo não foi feito para ser rodado a mais de 120fps. Movimento de tela travando, com e sem a sincronização vertical e usando DLSS, acabei pedindo pro jogo detectar automaticamente as configurações, e mesmo assim essas falhas continuaram. Depois de um tempo acostumei e continuei a jogar. 2 dias depois, ao finalizar o jogo, percebi uma melhoria. Menos serrilhamento dos elementos na tela, menos quedas de fps e mais fluidez até nas cinemáticas.
Mafia tem um gráfico absurdo? Não. Um gráfico bem "ok", caso vá comparar com os outros jogos da atualidade. Não acho justo dizer que é gráfico ruim ou bom, sendo que o jogo faz bem o que propõe. Se você quer gráficos absurdos, você não vai encontrar. É um gráfico bom, com uma história boa e uma gameplay confortável. Claro que vamos ignorar o fato do downgrade que o jogo teve. Basta assistir um trailer de apresentação e uma cinemática do jogo lançado. É perceptível, mas, como dito antes: "Se divirta e imerja no que a história tem a contar".

VALE A PENA?
Vale a pena comprar em um valor cheio? Se você tiver muito dinheiro, vale. Mas, se você for uma pessoa que economiza e prioriza jogos em promoção, não tanto. Pra 12h de gameplay, fluida, linear, leve e divertida, R$ 280, é um valor que não é pra todos. Talvez uns R$ 100 , uns R$90, eu acredito que seja um valor justo para se pagar no jogo. Eu paguei o jogo e tive essa sensação. Então, é possível que você tenha também!
Ele vale a pena ser jogado? Definitivamente, sim! Merece ser curtido como um bom filme de máfia! E ainda vale mais a pena se você tiver jogado ou for jogar os outros jogos da franquia!
Mafia: The Old Country, está disponível pra PC, PS5, Xbox Series S/X e GeForce Now!
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