Evento contou com a presença do diretor José Alvarenga Jr, Marcos Mion, parte do elenco e diversos outros artistas que foram prestigiar a exibição do filme
O Festival do Rio, que ocorreu entre os dias 3 e 13 de outubro, teve diversos filmes em sua mostra desde curtas e longas-metragens, tanto nacionais como internacionais e, entre eles, esteve o filme MMA – Meu Melhor Amigo, que marca a estreia oficial de Marcos Mion nas telonas.
VEJA O PÔSTER DE "MMA - MEU MELHOR AMIGO"
O comunicador Marcos Mion é conhecido pelo público como apresentador, que por anos se destacou na antiga MTV, depois mudou-se para a emissora Record, onde ganhou seu próprio programa de auditório Legendários e, atualmente, já de casa nova assumiu o programa Caldeirão. Na Globo, além do Caldeirão, ele está sempre a frente de grandes shows e festivais, que contam com a cobertura da emissora, como: Rock in Rio ou o show da Madonna, que aconteceu em maio na Praia de Copacabana.
Agora, Mion faz sua estreia nos cinemas, protagonizando um filme que traz muito da sua vida pessoal. No filme ele resolveu destacar temas como: o autismo e o câncer. Para quem não sabe, seu filho mais velho Romeo é autista e sua esposa Suzana já enfrentou o câncer, ou seja, ele projeta na tela parte de suas vivências pessoais.
MMA – Meu Melhor Amigo chega aos cinemas somente no dia 16 de Janeiro de 2025, mas para quem já conferiu o filme no Festival do Rio, com certeza foi um misto de risadas com emoção. Pois, apesar de abordar temas delicados e pesados, o longa-metragem faz isso com boas doses de bom humor.
No filme, acompanharemos Max Machadada (Marcos Mion) um grande lutador de MMA, que não está na sua melhor fase, ainda mais que está com um ombro lesionado. Durante esse período, Max vai descobrir que tem um filho, o menino já tem 8 anos, é autista e se chama Bruno (Guilherme Tavares). Ele é fruto de uma relação casual entre Max e Mariana (Vanessa Giacomo), que morreu recentemente em decorrência de um câncer.
Max é o maior estereótipo de homem egocêntrico que possa existir, isso se reflete no seu estilo de vida e na sua personalidade, algo muito bem trabalhado tanto na caracterização de Mion para o personagem como na direção de arte. É impressionante como todo o ambiente que o lutador vive e frequenta exala essa coisa do homem másculo, forte, vencedor, que tem como lema a frase “Desistir, Nunca!”
Porém, diante dos imprevistos da vida ele vai pensar algumas vezes em desistir. Quando perceber que um dos maiores desafios da sua vida é compreender e conquistar seu filho, enquanto precisa se preparar físico e emocionalmente para uma das maiores lutas de sua carreira.
Idealizado pelo próprio Marcos Mion, mas com roteiro assinado por Paulo Cursino (Meu cunhado é um vampiro, 2023) e direção de José Alvarenga Jr. (Os Normais 1 e 2) temos uma equipe especializada em bom humor, carisma e com doses de emoção nos momentos certos.
Além dos temas que são destaque do filme, que muito expressam questões familiares da vida de Marcos Mion. Outro detalhe que tem ênfase no filme é o seu fascínio por Sylvester Stallone e esportes, pois a cena de abertura é uma clara referência a Rocky - Um Lutador, assim como a academia onde Max treina é idêntica às academias de Rocky e Creed.
Como o próprio Mion comentou no evento, esse filme é um exemplo que, os brasileiros são capazes de fazer filmes que não deixa nada a desejar em relação ao cinema internacional, que com boas oportunidades o nosso cinema pode fazer grandes produções como filmes que são verdadeiros blockbusters, mas para isso o espectador precisa comprar essa ideia e ir aos cinemas prestigiar o cinema brasileiro também.
Confira o trailer do filme:
MMA – Meu Melhor Amigo é um filme que vai apresentar ao espectador através de um homem egocêntrico e cheio dos preconceitos, como boa parte da sociedade, como é o autismo e o convívio com uma criança especial. Trazendo um maior conhecimento sobre o assunto, através de situações corriqueiras e diálogos emblemáticos, que apesar de nos tirar da nossa zona de conforto gera muita reflexão. Mas, ele faz tudo isso combinando com diversas cenas e situações bem humoradas também. O exemplo de filme sobre família e para se ver com a família.
Nota: 4/5
Comments