Nosferatu, filme de 2024, está concorrendo à Oscars nas categorias 'Melhor Figurino', 'Melhor Cabelo e Maquiagem', 'Melhor Fotografia' e 'Melhor Design de Produção'. O filme contou com um orçamento de 50 milhões de dólares. Em comparação, o sucesso internacional Ainda Estou Aqui custou 1,5 milhão, e Duna: Parte II custou 190 milhões.

O filme conta a história de Ellen Hutter, uma jovem assombrada por visões premonitórias, e de seu marido, Thomas Hutter, que faz uma viagem de negócios à Transilvânia e conhece o misterioso Conde Orlok.
O ator sueco Bill Skarsgård interpreta o Conde Orlok nesta adaptação cinematográfica, e a equipe técnica se destaca por realizar um trabalho de transformação visual de forma completamente orgânica, utilizando maquiagem, figurino e iluminação, sem recorrer a efeitos especiais para criar um monstro assustador em um filme de alta resolução. A escolha artística dialoga com o visual característico de filme de época da obra.

A adaptação do clássico traz o visual de Nosferatu diferente daquele a que estamos acostumados a ver nas telas. Isso porque a versão alemã de 1922 teve o visual do vampiro inspirado nas caracterizações do personagem nas peças de teatro da época. Além disso, o diretor do filme preto e branco, Friedrich Wilhelm Murnau, não possuía os direitos do livro de Bram Stoker e, portanto, resolveu fazer alterações na história e no próprio personagem.
O filme de 2024 foi lançado no Brasil no dia 2 de janeiro de 2025 e já está disponível para pré-venda no streaming do Prime Video a partir desta terça-feira (28).
Komentari