top of page

Numerologia Cabalística - Preta Gil

  • Foto do escritor: Leañ Souza
    Leañ Souza
  • 20 de jul.
  • 21 min de leitura

Atualizado: 21 de jul.

Preta Maria Gadelha Gil Moreira, cantora, apresentadora, atriz e empresária, nos deixou hoje, no dia 20/07/2025 após uma intensa luta contra um câncer. Preta Gil não foi somente uma cantora, mas um símbolo de resistência, quebra de padrões da sociedade e expressividade. Filha de Gilberto Gil, um dos maiores cantores brasileiros, ela possui na sua ancestralidade a ousadia e a musicalidade, que marcaram inúmeras gerações. Preta Gil era autêntica, sem medos, sem filtros e com uma elevada auto estima. Vamos conhecer o perfil dessa cantora extraordinária através da Numerologia Cabalística e que agora, irá cantar nas altas esferas espirituais.

Preta Gil
Créditos da imagem: Site da Revista QUEM - Rede Globo de Televisão/Reprodução

O que a Numerologia Cabalística pode nos revelar sobre qualquer indivíduo na Terra?


A Numerologia Cabalística é uma ferramenta de autoconhecimento poderosa que permite, desde o nascimento, revelar traços profundos da personalidade, as tendências do destino e as vibrações que influenciam cada ser humano ao longo da vida. Por meio da análise do nome e da data de nascimento, essa sabedoria milenar oferece um mapa detalhado da alma, apontando caminhos, desafios e potenciais a serem desenvolvidos. Com esse direcionamento, cada pessoa poderá alinhar-se com sua missão de vida e evoluir com mais consciência, clareza e propósito.


Explicação dos itens da análise numerológica


Dia de nascimento: O dia de nascimento registra no ser humano as suas qualidades inatas, como o selo que será a sua marca por toda a vida, refletindo-se em seus dons inatos e seu temperamento. Cada um nasce em uma data determinada, conforme as suas necessidades evolutivas, e o dia do seu nascimento é mais importante que o mês e o ano, porque determina as suas tendências naturais, as suas particularidades e semelhanças com outros nascidos no mesmo dia de cada mês. O dia de nascimento representa o "Eu Sou" mais verdadeiro de cada um; a essência do ser. É o portal da chegada ao mundo.


Número de motivação: O número de motivação descreve os motivos e as razões que movem as atitudes do ser humano e o seu modo de proceder. Este número revela o aspecto interior da personalidade; reflete as atitudes e comportamentos, principalmente na intimidade e no lar, influenciando ainda nas escolhas pessoais. Nem sempre há coerência, pois, a atitude interior da pessoa, muitas vezes, não é revelada para os outros, mas rege as suas decisões intuitivas. O número de motivação revela as crenças e os valores internos da pessoa e mobiliza seus ideais, seus desejos, suas ambições, a vontade e os sentimentos mais íntimos que o impulsionam a buscar determinados caminhos para as suas realizações na vida. Revela a essência da personalidade.


Número de impressão: O número de impressão descreve a personalidade em seu aspecto externo (o ego), ou seja, a aparência e a projeção da personalidade. É o número que descreve aquela primeira impressão que a pessoa causa quando é vista por outro. Nem sempre essa primeira impressão é coerente com a atitude interior da pessoa. Essa aparente divergência, no entanto, não reflete distorção da personalidade e sim, apenas um engano de quem se deixa levar pelas aparências e não busca conhecer a essência da pessoa.


Número de expressão: O número de expressão enuncia a maneira como a pessoa age e interage com os outros e com o mundo, revelando quais são os verdadeiros talentos e aptidões que desenvolverá ao longo da vida, e a melhor forma de expressá-los. Revela o caráter da personalidade, as características que se expressam nas ações pessoais, refletindo-se nos vários campos da vida. A expressão é a própria maneira de agir do ser humano no uso da sua personalidade, motivada pelos seus conteúdos internos, intuições e alma (talento oculto e motivação) e externos, do ego (impressão), resumindo o conjunto completo da sua personalidade. É o número do nome da pessoa e a referência principal da personalidade.


Número de destino: O número de destino é determinado pela data de nascimento - dia, mês e ano. O destino rege a vida do ser humano e indica o seu "caminho" evolutivo. Ele orienta as decisões mais importantes na vida, aquelas que determinam o que resultará das aplicações dos seus dons e talentos nas suas realizações pessoais conforme é a sua vocação. O destino é a própria construção da vida que cada um escolhe, ou o que lhe é destinado por determinação da existência e suas necessidades evolutivas. Ele representa a energia cíclica com a qual o ser humano se desenvolverá numa determinada etapa da sua experiência - uma vida no plano físico. A nossa evolução está destinada por inarredável lei cósmica, porquanto, ainda que tentemos nos retardar chegará o momento que o avanço será por imposição da lei. O número de destino aponta para o plano das probabilidades e das oportunidades para o progresso do ser humano e sua evolução espiritual.


Número da missão: Cada ser humano traz ao nascer uma missão, que nada mais é que a sua vocação para a sua autorrealização em busca da felicidade. Ela será desenvolvida independentemente de qual profissão se exerça, e será inerente a tudo o que vier a ser feito na vida, influenciando ainda nos aprendizados, nos compartilhamentos, nos relacionamentos, para o sucesso e a felicidade, de modo positivo ou negativo. A Missão estará atuando por toda a vida, porém, é na maturidade, quando pela vivência e pelos conhecimentos adquiridos das experiências ela será melhor aceita e compreendida. A missão consiste no compartilhamento de algo especial vindo da aplicação dos talentos a serviço do bem comum. 

 

Desafios: Os desafios indicam as barreiras que se apresentam em cada fase da vida, decorrentes das carências de certas habilidades na personalidade. Estão associados ao processo do amadurecimento psicoemocional da personalidade, solicitando o equilíbrio entre os seus extremos. Eles surgem como muralhas interpondo-se no caminho do progresso exigindo superação. Cada desafio tem sua importância, porém, o principal é o que merece maior atenção, pois tende a ser o mais difícil e ressurge, inesperadamente, diante de qualquer situação mais complicada. Os desafios são as oportunidades para desenvolver as habilidades fracas ou inexistentes.


Lições cármicas: Como aprendizados para a evolução, as lições cármicas indicam certas fraquezas do ser humano que precisam ser vencidas. São negligências e protelações com relação a compromissos assumidos perante a vida, a família, a espiritualidade, os relacionamentos e o semelhante, no passado e no presente. São aqueles aprendizados mais difíceis que ficam atrasados, até que possamos compreender a sua real importância. Existem lições de natureza mais particular e outras de ordem mais coletiva, mas todas precisam ser aprendidas. As lições cármicas são atitudes e virtudes que o ser humano precisa aprender e desenvolver, a fim de evoluir e se tornar uno com o todo. 


Tendências ocultas: As tendências ocultas são impulsos comportamentais remanescentes dos condicionamentos e hábitos das memórias, podendo se manifestar em comportamentos recorrentes se o padrão existente não for quebrado. Esses impulsos influenciam certas atitudes e comportamentos, geralmente mais acentuados na infância, na adolescência e na juventude. Porém, se a educação falhar na sua contenção, eles continuarão a se manifestar por toda a vida. As tendências ocultas são manifestações dos aspectos negativos dos arquétipos dos seus números correspondentes.


Resposta subconsciente: Este número revela como será a primeira reação do ser humano, instintiva e automática, em uma emergência. Reflete como reagirá diante dos impactos que sofre na vida e como lida com suas emoções nos primeiros minutos após o acontecimento. Esses impulsos podem durar uma fração de segundo ou até levar à depressão, ao pânico e a um prolongado estresse. Em muitos casos, quase não são percebidos, por serem impulsos automáticos que vêm do subconsciente como reações instintivas.


Débitos cármicos: Como reajustamentos da lei de causa e efeito, os débitos cármicos referem-se a transgressões cometidas contra as leis naturais, especialmente as leis de justiça e amor, que regem a vida e a evolução do ser humano. Essas transgressões ocorreram em encarnações passadas e se manifestam na existência atual como padrões íntimos que precisam ser regenerados, muitas vezes por meio da compensação pelo bem praticado ou, em alguns casos, através das mesmas dores infligidas aos outros no passado. Esses débitos resultam de atos cometidos com a intenção de prejudicar ou obter vantagens ilegais sobre os outros, seja consciente ou inconscientemente, mas sempre com propósito deliberado. Todo mal praticado por qualquer ser humano deverá ser reajustado em algum momento da existência. Nada escapa à ação da lei de causa e efeito, que exige que cada um responda por seus próprios atos.


Ciclos de vida: Os ciclos de vida representam diferentes fases da existência de uma pessoa, influenciadas pelos números associados ao seu nascimento. Cada ciclo tem características e desafios específicos, impactando o desenvolvimento pessoal e as experiências de vida. Existem três grandes ciclos na vida, cada um com características peculiares que influenciam as atitudes e escolhas do ser humano.


Momentos decisivos: Os momentos decisivos são ciclos cruciais dentro do destino, que revelam as probabilidades, possibilidades e oportunidades presentes em cada Ciclo de Vida. Eles se destacam como momentos de grande potencial, especialmente no âmbito profissional, oferecendo a chance de avançar em várias áreas da vida. Cada Momento Decisivo indica a melhor atitude a ser adotada e a escolha mais acertada a ser feita, seja ao assumir uma mudança, aceitar uma promoção, embarcar em uma nova empreitada, ou seguir um novo caminho na vida. Esses momentos sinalizam a necessidade de uma decisão importante, que pode surgir tanto de uma escolha consciente quanto da imposição das circunstâncias, especialmente quando a pessoa se acomoda em sua zona de conforto.


Talento oculto: O número do talento oculto revela um quarto aspecto relacionado ao quarto corpo da personalidade, cuja manifestação se assemelha a um dom inato, um senso intuitivo da alma. Denomina-se talento oculto devido à sua característica especificamente intuitiva e sutil, geralmente percebido na fase de desenvolvimento do quarto corpo da personalidade, entre os 21 e 28 anos de idade.


Conhecendo a personalidade da Preta Gil ela Numerologia Cabalística


Nome de batismo: Preta Maria Gadelha Gil Moreira

Data de nascimento: 08/08/1974

Nome artístico: Preta Gil


Dia 8 - Dia do êxito material: O nascido neste dia é normalmente organizado, muito dedicado aos negócios, criativo e com enorme potencial para ganhar dinheiro. É justo, leal, prático, generoso (quando quer) e tem grande capacidade executiva e grande senso de justiça. Quando as coisas não saem como deseja, pode-se tornar direto (às vezes até demais), agressivo, com acessos de mau humor e com grande tendência a dominar a todos, indiscriminadamente, sejam eles parentes, amigos ou empregados. Em vista do seu grande potencial para ganhar dinheiro (ou outros bens materiais), será mais bem-sucedido como alto executivo, trabalhando por conta própria ou em alguma atividade em que o dinheiro esteja presente e em grande quantidade. Pertence ao mundo dos negócios e, por isso, deve sempre desenvolver a sua capacidade criativa para levar adiante os seus projetos. Manifesta, normalmente, uma aparência austera, fria e calculista; na realidade, é tremendamente carente, sentimental, justo e sempre pronto a ajudar quem necessita dele. Do outro lado, ou seja, do material, como "adora" dinheiro, vive desconfiado, descrente de quase tudo e até certo ponto pessimista, o que o leva a ter repentes de solidão, mau humor e até um tanto ranzinza. Apesar disso, dificilmente é derrotado, superando todos os obstáculos que por ventura lhe apareçam pela frente. Qualquer vício lhe é prejudicial à saúde, principalmente o álcool, que pode lhe provocar graves distúrbios ao fígado e estômago.


Pontos positivos: liderança, meticulosidade, trabalhador, autoridade, proteção, poder de cura e bom juízo de valores. 


Pontos negativos: impaciência, desperdício, intolerância, excesso de trabalho, dominação, desencoraja-se facilmente e falta de planejamento.


Motivação 22: Preocupa-se com o bem-estar e a segurança de toda a humanidade. É prático, habilidoso, honesto, cordial, idealista, inspirado e um eficiente organizador com um grande potencial de realização. O 22 quer dar a sua contribuição para o gênero humano. Quer carinho e afeto. E necessita mesmo deles. Porém, em vista da sua severidade e de ser sistemático em tudo e com todos, deixa de atrair e de desfrutar desse afeto, pois, inconscientemente, deixa-se levar pelos sentimentos dos outros, esquecendo-se dos seus. Apesar de tudo, é um otimista e enfrenta com coragem os obstáculos, por mais árduos que sejam. Possui espírito prático, grande capacidade de realização e é dotado de conhecimento intuitivo.


Impressão 4: O 4 é o número da consumação e da manifestação da luz. É o número do entendimento e da ordem, e a chave que abrirá muitas portas mágicas fechadas ao homem comum. É o número dos seres rígidos, fortes, seguros, objetivos, trabalhadores, conservadores e dignos de confiança. É o sustentáculo da família, da empresa e dos amigos. É naturalmente preciso, simples, comedido,  apreciador de boa música, teatro e gastronomia. É elegante no vestir, preferindo o clássico ao moderno. Às vezes é excêntrico e de difícil compreensão, principalmente para aqueles que não fazem parte do seu convívio, porém agrada à primeira vista pela sua aparência sólida e estável. É detalhista, ordeiro, natural no andar e de gestos simples e graciosos. Bom ouvinte, está sempre interessado nas conversas alheias quando estas lhe parecem sinceras e concretas.


Expressão 8: O oito é considerado o número da atração e da repulsão, da vida, de todos os tipos de lutas, da separação, da ruptura, da destruição e das expectativas e ameaças. Também é conhecido como o portão da eternidade. Dificilmente consegue expressar seus sentimentos, parecendo frio e evasivo. Mas a realidade é outra. É muito carinhoso, meigo, amoroso, carente de afeição e com muito calor humano. Em virtude destas características (ser uma coisa e parecer outra), tem tendência ao materialismo, ao acúmulo de bens materiais e uma certa ganância de querer possuir a maior quantidade de dinheiro e bens possíveis. É organizadíssimo e muito dedicado à profissão, sendo excelente para lidar com situações concretas e situações que requerem discernimento e constância. É austero, prático, direto, seguro de si, por vezes generoso, mas também se pode tornar violento quando as coisas não correm como deseja. Como é dotado de alto senso de justiça, jamais deve fazer qualquer transação comercial fraudulenta, pois essa "falta" poderá lhe ser muito prejudicial ao longo da existência. Normalmente, não perde tempo lutando pela fortuna, pois sabe com absoluta certeza que conseguirá atingir seus objetivos.


Destino 1: Pontos positivos: Pioneirismo, iniciativa, grande capacidade de liderança, inventividade, capacidade de comando e espírito executivo. Devido a estas características, o consulente com esta vibração normalmente tem êxito e prosperidade em quase todas as atividades. Normalmente é firme nos ideais, constante nos desejos, ativo nos propósitos e fiel cumpridor de seus deveres, estando especialmente apto para ocupar postos de responsabilidade que requerem mente desperta e constantes iniciativas. O 1 necessita de brilho, de reconhecimento e de sucesso. Para conseguir esse estágio, dedicam-se exaustivamente ao trabalho e normalmente são os melhores na sua área de atuação. Dá sempre a impressão de ser feliz ou estar feliz, mesmo que não esteja. Pontos negativos: A sua capacidade criativa por vezes se torna excesso de ânimo e surge naturalmente a arrogância, o caráter dominador e também um certo egoísmo, pois tende a achar que o sucesso do grupo dependeu exclusivamente dele. Esse tipo de postura pode tornar difícil o convívio com os amigos e colegas de trabalho, além de dificultar o relacionamento a dois, pois não é nada fácil conviver com ele.


Missão 9 (Conhecimento) - É aquele que, ao longo da vida, deve obter o máximo de conhecimentos possíveis, a fim de adquirir a sabedoria. É universalista, generoso, sente compaixão por todos, quer melhorar a espécie humana e busca sempre a verdade. Por ser universalista, tanto o passado, o presente e o futuro fazem parte do seu dia a dia, vivendo nessa eterna busca, sem nada encontrar, pois já sabe de antemão todas as respostas. Como tem ampla visão do mundo e das coisas que o cercam, principalmente os seus semelhantes, sofre por demais quando percebe injustiças ou mesmo quando alguém é maltratado, mesmo que todos digam que merece, sejam eles quem forem. Normalmente é impessoal, pois os interesses pessoais geralmente o levam a desapontamentos. Por seu caráter, não deve ser egoísta e jamais esperar qualquer coisa dos outros, principalmente agradecimentos. Como é incompreendido, por ser universal, tem alguma dificuldade de relacionamento afetivo, dificilmente se dando bem no amor. Por vezes, será chamado "irmão(ã) mais velho(a) da humanidade", pois sua responsabilidade é quase sempre com os outros e muito pouco faz em prol de si mesmo. Pelo seu caráter justo e humanitário, encontrará muitas pessoas boas, prosperará e terá sucesso e felicidade. O amor que dedicará ao seu semelhante voltará duplicado e encontrará paz e harmonia. Na maturidade, caso tenha destinado a primeira parte da vida ao altruísmo, deve se dedicar ao ensino religioso ou esotérico, como também escrever ou falar em público. Nessa fase, muitas pessoas dependerão de sua sabedoria e o procurarão, esperando encontrar uma palavra de apoio, solidariedade e sabedoria. Deve viver tão altruisticamente quanto possível e sempre buscar a harmonia entre seus irmãos


Primeiro desafio 0: É o desafio da escolha. Caso tenha um desafio 0, poderá ser altamente evoluído e terá de tomar suas próprias decisões. Deve atentar para todos os desafios, sem uma ênfase especial em qualquer deles. Espera-se que o consulente decida por si mesmo quais são as armadilhas que a vida lhe reserva.


Segundo desafio 5: Excesso ou falta de atividade, como também instabilidade emocional e material. Fuga da responsabilidade, sexualidade intensa e impulsividade excessiva que pode implicar em adiamentos.


Desafio principal 5: Excesso ou falta de atividade, como também instabilidade emocional e material. Fuga da responsabilidade, sexualidade intensa e impulsividade excessiva que pode implicar em adiamentos.


Lição cármica 6: Foi na vida passada completamente alheio e até irresponsável para com as obrigações familiares. Não estava nem aí para ajudar familiares doentes e necessitados. Nesta atual existência, até que aprenda esta lição, que é a de ser bom pai, irmão, parente, amigo ou cônjuge, poderá ser forçado a assumir responsabilidades domésticas (cuidar de doentes) ou mesmo prestar serviços a terceiros. Deverá ser compreensivo nessas ocasiões, pois os parentes e amigos pouco ou nada farão para ajudá-lo. Muito pelo contrário, deverão sobrecarregá-lo com muitas exigências, até que aprenda definitivamente esta crucial lição.


Lição cármica 9: Foi na vida passada um ser frio, sem amor e compreensão para com seus semelhantes. Não aparentava qualquer sentimento de afeto. Era um ser calculista, desumano e indiferente ao que ocorria à sua volta. Em virtude dessa apatia emocional, nesta existência, poderá sofrer alguns reveses na vida, como: perda de propriedades, longos períodos desempregado, doenças diversas e desapontamentos com amigos, parentes, sócios, cônjuge ou simplesmente companheiros.


Tendência oculta 1: É o desejo da individualidade. Há uma tendência a ser autoritário, dominador, arrogante e um tanto egoísta.


Tendência oculta 2: É o desejo de associações. Há uma tendência para depender demasiado dos outros, principalmente da família e dos amigos, tanto monetariamente como emocionalmente.


Tendência oculta 3: É o desejo da autoexpressão. Há uma tendência à vaidade, à impaciência, à presunção, a dispersar energias, viver sem objetivos concretos e buscando sempre diversões e festas, sem se preocupar muito com o dia de amanhã.


Tendência oculta 4: É o desejo de trabalho. Há uma tendência para asfixiar sua personalidade com quantidade excessiva de detalhes (perfeccionista), de ser teimoso, intolerante e obstinado.


Tendência oculta 5: É o desejo de mudança e de liberdade pessoal. Há uma tendência para viver à custa dos outros, abusar do sexo, de algumas drogas (cigarro e álcool), para mudanças sem motivo aparente e para ser precipitado e impulsivo.


Débito cármico 19: Este é o número do equilíbrio, indicando que se tira da vida exatamente o que nela se colocou. Ou seja, o efeito vem exatamente como foi causado. Em vida passada, tomou posse de algo e deve ter cometido transgressões que ficaram impunes, imputando responsabilidades a outros que pagaram por elas. Pode ter ainda usurpado bens ou direitos autorais de outros, assumindo com isso posições que não cabiam por mérito e sim aos seus verdadeiros proprietários e autores. Agora, nessa vida, poderá sofrer quebra de sigilos e ver os seus segredos revelados. Terá de enfrentar suas falhas e colher o que semeou. Este aviso é para não ser dominador e exerça a tolerância. A maneira de reajustar este carma é levar uma vida elevada e altruísta, compatível com o seu destino e com o que os outros esperam de você. Na vida atual, poderá enfrentar momentos difíceis no curso da vida. Convívio com as próprias falhas e colheita do que semeou. Poderá ter perda de energia e momentos desperdiçados, perdas materiais, injustiças, fraqueza de caráter, intolerância, ansiedade e hiperatividade. Também poderá dominar tudo e todos e abusar do poder. Poderá perceber que, no final da vida, tudo se perdeu.


Primeiro ciclo de vida 4 (1974 - 2010): O 8 (oito) no primeiro ciclo de vida indica um período de realizações. É extraordinário para o aprendizado acerca dos aspectos materiais da vida. É nesse período que se forjam os homens de negócios, comércio, políticos, advogados e todos aqueles que pensam mais no material do que no espiritual.


Segundo ciclo de vida 2 (2010 - 2037): O 8 (oito) neste ciclo mostra um período de preocupação com os aspectos materiais da vida. Normalmente, a pessoa tem tendência a adquirir riqueza e poder material. Existe a grande possibilidade de realizações no mundo dos negócios, de ganhar muito dinheiro com o trabalho e também através de especulações.


Terceiro ciclo de vida 3 (2037 - ?): O 3 (três) no terceiro ciclo de vida indica um período de expressão de ideias e sentimentos, através de diversas formas de arte, música, teatro e literatura. A criatividade vai se desenvolver. Haverá muitos amigos e grande atividade social.


Positivo: Viverá com muitos amigos e atividades prazerosas, sentindo que viveu sempre com alegria.


Negativo: Comporta-se como adolescente, irresponsável e inconveniente.


Primeiro momento decisivo 6 (1974 - 2010): É uma fase de introspecção, de meditação e estudo dos significados últimos da vida. Caso não esteja casado, desaconselhamos o matrimônio nesta fase. Velhos relacionamentos que não produzem mais frutos podem e devem ser abandonados. A pessoa normalmente sente vontade de se retirar para dentro de si mesma, o que de certa forma poderá causar problemas de relacionamento, tanto ao nível pessoal como familiar.


Segundo momento decisivo 11 (2010 - 2019): Por ser um número altamente espiritual e elevado, a pessoa nesse período se sente tensa e muito nervosa. É uma excelente fase para estudar esoterismo, espiritualismo e expandir seus horizontes. Este momento traz inspiração, iluminação e, quase sempre, fama e prestígio nacional e até internacional. Não faça nada e nem diga por trás o que não teria coragem de dizer ou fazer na frente das pessoas


Terceiro momento decisivo 9 (2019 - 2028): Traz a oportunidade para se cultivar o amor, a solidariedade, o altruísmo e para se viajar para o exterior. Poderá haver algum tipo de perda e até desapontamentos, principalmente entre os amigos. Um bom investimento para o consulente é fazer obras humanitárias durante este período, pois os frutos dessa plantação são certos. E o sucesso e a fama se farão presentes.


Quarto momento decisivo 11 (2028 - ?): Por ser um número altamente espiritual e elevado, a pessoa nesse período se sente tensa e muito nervosa. É uma excelente fase para estudar esoterismo, espiritualismo e expandir seus horizontes. Este momento traz inspiração, iluminação e, quase sempre, fama e prestígio nacional e até internacional. Não faça nada e nem diga por trás o que não teria coragem de dizer ou fazer na frente das pessoas.


Talento oculto 3: É talento da criatividade, da imaginação e talvez até o despertar da popularidade, superando a timidez e melhorando o convívio social quando tiver que se expor em público. É encarar a vida com mais alegria, com o aumento na capacidade de escrever, de falar em público e de se expressar. O despertar de talentos artísticos. Cuidado para não se tornar infantil ao se expor em público por conta dessa eventual perda da timidez ou se tornar desleixado na forma de vestir.


Análise geral da Preta Gil pela Numerologia Cabalística


Dia de nascimento 8: Justiça à serviço dos rejeitados


Na Numerologia Cabalística, o número 8 possui relação com a aplicação da justiça, como também do valor financeiro. Mas Preta Gil, além de ter sido uma cantora bem sucedida, era defensora dos oprimidos e excluídos e desejava justiça em prol das causas que muitos até hoje rejeitam e ignoram.


Observem:


a) Gordofobia - Desde o início da sua carreira, Preta Gil utilizou o seu próprio corpo como um símbolo de resistência. Em todo o mundo, há claramente uma imposição de padrões estéticos rígidos. Mas a Preta Gil foi ousada! Apareceu sem medo de mostrar quem era corporalmente, sem padrões, mostrando as suas curvas, junto com as roupas ousadas e cantar músicas que englobavam prazer, liberdade e autoestima. As mulheres gordas possuem todo o direito de brilhar, dançar, se expressar e de serem desejadas. E a Preta Gil mostrou isso através de si mesma.


b) Comunidade LGBTQUAPN+ - Preta Gil era uma forte defensora da comunidade LGBTQIAPN+. Os shows que ela fazia, tanto no carnaval quanto nos seus próprios, ela celebrava a expressão da diversidade. Ela defendia o amor de todas as suas formas e rejeitava qualquer tipo de preconceito e rejeição. Ela era chamada de "mãe" e de "rainha", não como uma forma carinhosa que a comunidade a chamava, mas pelo seu ativismo em prol da causa  LGBTQIAPN+.


c) Racismo - Embora venha de uma família reconhecida na cultura brasileira, Preta Gil nunca deixou de reconhecer os privilégios e, ao mesmo tempo, a dor que o racismo estrutural impõe. Ela falava com clareza sobre como é ser uma mulher preta em espaços onde o racismo é mascarado. Ela honrava fielmente as suas raízes afro-brasileiras e carregava o nome "Gil" com consciência ancestral, sempre apontando as desigualdades com firmeza.


d) Amor - No fundo, a principal arma de Preta Gil sempre foi o amor. Um amor vibrante, verdadeiro e acolhedor. Ela olhava para quem sofre com afeto, acolhia, dava voz e também espaço. Ela transformava dor em arte, preconceito em debate e a invisibilidade em luz.


e) Liberdade feminina - O machismo era condenado e escancarado pela Preta Gil, principalmente sobre os homens que tentavam denegrir, manchar ou envergonhar as mulheres "padrão". Ela sempre defendia que toda mulher deveria ser livre. E essa liberdade era no amor, no sexo, na identidade e na maternidade.


O seu desejo por justiça era amplificado por ter nascido em um mês 8, tornando-se um canal de força, reparação e transformação na vida de muitas pessoas. Preta foi muito mais que artista. Também foi instrumento espiritual de equilíbrio neste mundo através da sua fé nos orixás.


Missão 9 - O altruísmo em prol dos excluídos


Preta Gil veio cumprir uma missão louvável durante a sua trajetória terrena. A Missão de número 9 dentro da Numerologia Cabalística fala do amor universal, da caridade e do combate aos preconceitos. Sem papas na língua e em prol dos que eram escrachados pela sociedade contemporânea, ela estava lá, pronta para acolher, amar e não julgar absolutamente ninguém. E ela cumpriu muito bem a sua missão.


Motivação 22 - Deixar um legado para as próximas gerações.


Com um número de alma extremamente poderoso, Preta Gil era como uma rocha firme. Através do seu número de motivação 22, o qual é voltado à construção de grandes projetos e de um legado, o Congresso Nacional instituiu a Semana Nacional de Conscientização e Prevenção ao Câncer Colorretal, denominada "Lei Preta Gil", a ser realizada, anualmente, na quarta semana do mês de março. Esse foi o grande legado deixado por essa cantora extraordinária, para que muitos tenham consciência do Câncer Colorretal, o qual ela teve.


Terceiro Momento Decisivo 9 - Do desapego à contemplação


Preta Gil estava no seu Terceiro Momento Decisivo atualmente, o que significa um período de desapego, conclusões e altruísmo. O número 9 integra o ciclo final da vida numerológica, simbolizando sabedoria, transcendência e entrega. Nesse período, a alma é chamada a se desprender das possessividades, concluir missões importantes e a doar-se com ainda mais intensidade. É um tempo em que a pessoa se torna ponte: entre mundos, entre dores e curas, entre passado e futuro. Para Preta Gil, esse ciclo se manifestou de forma intensa e pública, enfrentando com dignidade uma doença, reconectando-se à sua espiritualidade e também à sua ancestralidade e sendo um. O 9 é o número da compaixão universal. E a Preta o viveu com coragem: encerrou ciclos, perdoou, se reinventou e devolveu ao mundo tudo o que construiu com amor. Sua vida, neste momento, tornou-se um espelho para muitos mostrando que, mesmo diante do término de algo, há sempre beleza, propósito e legado. Após o seu falecimento material, Preta Gil chegou à transcendência espiritual. Agora, viverá uma vida plena, sem dores e em paz.


O arcano 35 - Quando os obstáculos viram luz


Quando uma análise numerológica é feita pela Numerologia Cabalística, devemos observar quais são as energias que estão na vida dos indivíduos e orientá-los sobre o que está ocorrendo no momento. As letras compostas do nosso nome de batismo influenciam a nossa vida em determinados períodos de tempo e trazem situações de diversos cunhos, tanto positivos quanto negativos. Preta Gil estava vibrando na energia do arcano 35, que é uma vibração bastante complicada na Numerologia Cabalística.


Mas o que é um arcano, segundo a Numerologia Cabalística?


Dentro da Numerologia Cabalística, um arcano é um mistério que revela aspectos profundos da alma, do destino e das experiências de vida de uma pessoa. Cada arcano está associado a uma vibração específica e carrega significados simbólicos, psicológicos e espirituais que vibrarão por determinados períodos de tempo. Os arcanos são derivados do nome completo de nascimento. Conectando-se com os mistérios da Cabala e também com os arquétipos do Tarô. Assim, cada arcano funciona como uma chave energética, mostrando padrões, desafios, dons, aprendizados cármicos e os caminhos de evolução da alma.


Vejam o significado desse arcano:


Alarmes, tristezas, acontecimentos imprevistos, doença, sofrimento físico, temor, aflição, desolação e obstáculos.


Todas essas características desse arcano foram vivenciadas pela Preta Gil. Mas foi através disso que ela conseguiu transformar as dores que sofria em luz, mostrando força, coragem e nunca desistindo de viver.


Ano Pessoal 6 - A cura pelo amor espiritual


Preta Gil vivia atualmente o seu Ano Pessoal 6, que representa um período numerológico marcado pelo foco na família, nos vínculos afetivos e também na saúde física e emocional. Esse ciclo costuma trazer à tona questões delicadas relacionadas ao lar, ao amor, aos compromissos assumidos e também à necessidade de se curar profundamente. Após o fim do casamento com Rodrigo Godoy e as inúmeras decepções que vieram à tona após o fim da relação, Preta Gil enfrentou uma dor íntima. Uma tristeza tão profunda e intensa que por vezes, ficou guardada em seu coração. Como tantas pessoas que sofrem por essas questões, ela seguiu adiante com dignidade, mesmo com as suas emoções reprimidas, que nem sempre tinham espaço para serem demonstradas. Diversas linhas terapêuticas e espirituais afirmam que emoções guardadas e não manifestadas podem se transformar em doenças no corpo físico, especialmente quando não são acolhidas ou compreendidas com amor. A mágoa, o ressentimento e o luto por algo que não foi como se esperava podem, aos poucos, minar a energia vital. A espiritualidade, como sempre sábia, muitas vezes age de maneiras que nós, como humanos, não compreendemos. Em alguns casos, quando o coração está ferido e dolorido demais após tantos desgostos e frustrações e a missão da alma já foi cumprida, a própria alma escolhe descansar. Mas não como um fim. E sim um retorno à pátria espiritual. E por isso, Preta Gil, com a sua imensa luz, pode ter sido chamada de volta por amor.


Destino 1 - O destino da coragem sem temor


Como seres evolutivos, todos nós possuímos um destino a cumprir na Terra. Preta Gil tinha como o seu número de destino o 1. O 1 é a iniciativa, a liderança e a coragem. Em sua trajetória, Preta sempre foi ousada, determinada, enérgica e não tinha medo de contrariar quem quer que seja, pois acreditava fielmente em seus princípios. Sempre à frente das causas dos menos favorecidos, a sua bravura em enfrentar os preconceitos era nítida, tornando-a um símbolo de referência.


Conclusão final


Preta Gil não foi uma guerreira simplesmente por enfrentar com bravura uma das doenças mais temidas da humanidade, que é o câncer. Mas sim por ter enfrentado durante toda a sua vida, diversas batalhas: o ódio, o julgamento, a homofobia, a gordofobia e o racismo. Sim, meus querido leitores da Revista Pàhnorama. Preta venceu! E venceu quando escolheu amar livremente, sem amarras, dogmas ou preconceitos. Venceu quando subiu ao palco com o corpo que era seu templo e disse: "Eu sou assim e isso basta." Venceu quando acolheu os excluídos da sociedade, quando deu voz aos invisíveis, quando transformou a dor em arte e a arte em cura coletiva. Preta venceu porque não se calou. Ela fez da sua existência uma afirmação de liberdade e da sua imagem um espelho no qual milhares puderam finalmente se reconhecer e se amar. Em um mundo ainda em processo de evolução, um mundo que insiste em julgar e condenar quem promove verdade, Preta Gil foi um ponto de luz. Um sopro de consciência e um gesto de afeto em meio à brutalidade da ignorância social. Ela não foi apenas vítima de uma enfermidade. Foi símbolo de resistência espiritual, emocional e cultural. Uma mulher que, mesmo nas suas dores mais íntimas, jamais deixou de ser abrigo para os outros.


"Não é permitido copiar o conteúdo parcialmente e nem modificá-lo, exceto se o autor conceder a devida autorização. Esta matéria é propriedade intelectual e de responsabilidade exclusiva do autor, estando a mesma protegida pela Lei nº 9.610/98".


Leañ Souza - Numerólogo cabalista e colunista da Revista Pàhnorama

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page