top of page

Por que "Sandman" vai acabar na segunda temporada? Entenda o motivo do fim da série da Netflix

  • Foto do escritor: Isadora Wandermurem
    Isadora Wandermurem
  • 27 de jun.
  • 3 min de leitura
A Netflix decidiu encerrar Sandman na segunda temporada
Crédito: ED MILLER/NETFLIX

Lançada em 2022, a série Sandman conquistou fãs com sua abordagem sombria, visual impactante e fidelidade aos quadrinhos de Neil Gaiman. Apesar do sucesso, a Netflix decidiu encerrar a série na segunda temporada, que estreia em julho — e essa decisão foi tomada antes mesmo das recentes polêmicas envolvendo o autor.


Em recente entrevista à Variety, o produtor David S. Goyer explicou os principais motivos que levaram ao fim da produção, revelando que tudo foi cuidadosamente planejado em conjunto com o showrunner Allan Heinberg e com a própria Netflix.


Segundo Goyer, um dos maiores desafios de adaptar Sandman para a TV foi manter o protagonista, o Sonho, como figura central ao longo da série. Nos quadrinhos, há arcos narrativos em que o personagem quase não aparece, o que tornaria difícil sustentar a presença de Tom Sturridge como protagonista em temporadas futuras.


“O final foi planejado há mais de dois anos”, afirmou Goyer. “Tivemos muitas discussões, o Allan [Heinberg, showrunner] e eu, com a Netflix. Obviamente amamos os livros, mas uma das preocupações com alguns dos arcos narrativos é que o Sonho não aparece muito neles.”


A ausência do protagonista, interpretado por Tom Sturridge, em parte dos arcos dos quadrinhos gerou dúvidas sobre a continuidade da narrativa na televisão. “A preocupação de todos era: será que realmente vamos fazer seis episódios sem o Sonho, exceto no finalzinho?”, completou o produtor.


Outro ponto levantado por Goyer foi o ritmo acelerado da adaptação. Embora os quadrinhos de Sandman contem com 75 edições publicadas pela Vertigo, muitas têm pouco mais de 17 páginas, o que exigiu que a produção agrupasse várias edições para compor episódios com duração próxima de uma hora.


"Em muitos casos, o material de origem para fazer um episódio era de quatro ou até cinco edições. Então, quando começamos a trabalhar nisso, pensamos que seriam possivelmente quatro temporadas de 10 episódios. Agora, a primeira temporada teve 11, a segunda, 12. Quando conversamos sobre isso, pensamos: vamos fazer uma segunda temporada um pouco maior e levá-la até o final", explicou.


Com isso, os criadores decidiram adaptar o conteúdo principal da HQ até o arco final, Despertar, e concluir a história na segunda temporada. Esse arco inclui o velório de Sonho, reunindo personagens de diferentes planos da existência para refletir sobre sua trajetória. A segunda parte da HQ contém histórias independentes com tons de epílogo.


Polêmicas com Neil Gaiman influenciaram o cancelamento de Sandman?

Em 2024, Neil Gaiman, criador da obra original, enfrentou acusações de abuso sexual que repercutiram nas redes e na mídia. Após o anúncio do cancelamento da série, parte do público passou a suspeitar que as denúncias teriam motivado a decisão. No entanto, segundo Goyer, o encerramento da série foi puramente criativo.


As filmagens da segunda temporada já estavam praticamente concluídas quando as acusações vieram à tona.


"Posso dizer, pessoalmente, que nunca tinha imaginado nada disso", disse Goyer. "E mesmo quando as acusações surgiram, acho que estávamos a três semanas de terminar as filmagens da segunda temporada — então estávamos muito, muito adiantados no caminho e Neil não estava tão envolvido na segunda temporada quanto na primeira. Obviamente, é complicado. Tenho um respeito enorme pelas mulheres que se manifestam nessas situações. É realmente preocupante, mas sei que a Netflix, na época, sentiu: ‘Meu Deus, passamos dois anos fazendo isso. Há todos esses atores, roteiristas e diretores envolvidos que, se não transmitíssemos, não seríamos totalmente compensados’. E então decidimos que deixaríamos esse trabalho falar por si. Mas eu seria louco se dissesse que não foi estranho."


Quando estreiam os episódios da temporada final de Sandman?

A segunda e última temporada de Sandman será dividida em duas partes:


  • Parte 1 (episódios 1 a 6): estreia em 3 de julho de 2025

  • Parte 2 (episódios 7 a 11): estreia em 24 de julho de 2025

  • Episódio bônus: chega à Netflix em 31 de julho de 2025



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page