Quem Matou Vale Tudo?
- Ranielson Cambuim
- há 11 horas
- 1 min de leitura
Adaptação de Manuela Dias chegou ao fim na última sexta-feira

Depois de 173 capítulos, a Rede Globo exibiu o último capítulo do remake de Vale Tudo, clássico de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, agora adaptado por Manuela Dias. O que poderia ter sido um sucesso digno da versão original acabou não se concretizando. A nova trama perdeu a oportunidade de provocar as mesmas reflexões que consagraram o folhetim de 1988 - afinal, ainda vale tudo para subir na vida?
Na reta final, a novela tentou recuperar o fôlego apostando novamente em um dos maiores mistérios da teledramaturgia brasileira: Quem matou Odete Roitman? A audiência chegou a criad expectativa com teorias que apontavam Nise (Teca Pereira) ou Leonardo (Guilherme Magon) como autores do crime. No entanto, o desfecho foi previsível: Marco Aurélio atira em Odete, mas não a mata. Nas cenas finais, descobre-se que a vilã sobreviveu após horas de sangramento e uma cirurgia clandestina - e, de forma pouco convincente, ainda consegue abrir um saco com zíper dentro de uma ambulância.
Repleto de ações publicitárias, o último capítulo pareceu mais preocupado em vender produtos do que em encerrar histórias. Diversas tramas ficaram sem conclusão - como a de Heleninha (Paolla Oliveira), que termina acreditando ser a assassina da própria mãe, sem qualquer resolução para seu drama como alcoólatra.
Ao menos, o carisma de Débora Bloch garantiu algum brilho à versão. Sua Odete Roitman, longe da frieza da original, caiu nas graças do público e se tornou um dos raros acertos de uma adaptação que, no fim, não valeu tanto quanto prometia
Afinal, a rede globo tinha lastro, pra um remake dessa monta?
Comentários