Em sua estreia, na Semana de Moda de Paris, a Marca 424 trouxe a coleção masculina de outono/inverno, de muito street wear e estratégias certeiras. A marca foi fundada e é dirigida por Guillermo Andrade, guatemalteco que imigrou para os Estados Unidos na infância. Em 2015, trabalhando em uma loja de roupas multimarcas, em Los Angeles, ele se interessou pelo design e logo começou a produzir as próprias roupas. Começou vendendo na loja em que trabalhava e, pelo sucesso, precisou expandir e criar a própria grife. Em uma mistura de street wear e alfaiataria desconstruída, com uma estética do grunge modernizada (característica da marca), não foi difícil encontrar público e chamar a atenção de figuras públicas conhecidas pela vivência da cultura do street style, como o hip-hop e os esportes de rua.
Neste sentido, firmou parceria com a Adidas em 2020, em uma coleção de roupas e sapatos que uniu elementos sofisticados do street wear e o legado esportivo da Adidas, reinterpretando seus clássicos pelo olhar do estilo contemporâneo e minimalista característico da 424. Guillermo conseguiu, enfim, sair do underground da cultura local e aumentar o alcance, levando o street wear de luxo para um público mais sofisticado, mantendo um equilíbrio entre a estética esportiva da Adidas e o estilo urbano de luxo da 424. Alguns importantes rappers são apoiadores da marca, usando-a em seu cotidiano, eventos e até em desfiles e videoclipes, como A$AP Rocky, Kendrick Lamar, Travis Scott e Kanye West.
Na coleção de estreia para o desfile na Semana de Moda de Paris, a estratégia é a mesma: unir elementos distintos multiculturais que compõem esse estilo de vida, como música, futebol, basquete, estética grunge e urbana, bem como figuras conhecidas para criar uma imagem coesa, aquela atmosfera de desfile em que se traduz os conceitos em elementos materiais simbólicos. A escolha dos modelos já evidenciou esse aspecto de elementos multiculturais, o rapper e ator Yasiin Bey (Mos Def), o cantor Bakar, a modelo filha de Solange, Julez Smith, e o ator da aclamada série The Bear, Will Pouter, além de dois ex-jogadores de futebol.
Créditos: Reprodução/site Soccerbible
O futebol brasileiro ganhou destaque na coleção que, em colaboração com a Nike, reinterpretou a camisa icônica número 9 da seleção para a Copa de 98, em homenagem a Ronaldo, em sua era R9. Houve ainda a reinterpretação de camisas da seleção dos Estados Unidos, do Inter de Milão e do Real Madrid.
A prevalência do futebol não é por acaso, pois além de ser um esporte popular que une as massas e nacionalidades, também é uma paixão pessoal de Guillermo, como explicou em entrevista para o portal Highsnobiety: "futebol é minha força vital; muitas vezes é também a inspiração e a tinta para minha criatividade". Afirmou que a estética coesa de suas criações ao longo do tempo, evidencia que "se você possui um moletom 424 de 10 anos atrás, você poderia usá-lo com esta coleção e a vibe seria a mesma.". Mostrou, ainda, que a sustentabilidade é uma questão de importância para a marca, que já possui uma coleção sustentável. Guillermo também ressaltou, na entrevista, que as peças são pensadas para o conforto e uso contínuo. Você usa por dias a mesma peça e até esquece.
Renata Freitas
Créditos: Colin Padulo para 424
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