Afro Fashion 2025 realizou o desfile de novos estilistas no Rio de Janeiro
- Rafaela Grande
- 26 de jul.
- 2 min de leitura
O concurso “África em Nós” aconteceu na sede do IED (Instituto Europeu De Design).
Por: Rafaela Grande
Foto: Rafaela Grande
No dia da Mulher Preta, a revista Pahnorama esteve presente no Afro Fashion 2025, para cobrir o concurso “África em Nós”. Conversamos com os novos estilistas pretos, periféricos, contemporâneos e irreverentes. Foi um grande marco para a moda afrobrasileira, mostrando a potência negra que possuem e precisam mostrar. Foi uma noite de muito brilho.
O tema escolhido, “África em Nós”, propõe um reencontro com os antepassados e a ancestralidade de um povo preto forte e criativo. Mais que uma homenagem, é uma afirmação de pertencimento. A passarela se transformou em um grande manifesto fashion que rompeu com padrões impostos.

Mas, o que é o Afro Fashion?
É uma plataforma de criação e visibilidade voltada para a moda preta, periférica, favela e dissidente. É um movimento que posiciona a moda negra como linguagem de inovação e transformação social. Criada pela ONG Afro Tribo, o projeto releva novos talentos, que muitas vezes foram esquecidos pelos grandes circuitos da moda. Mas, neste evento, todos tem um espaço para expressar sua história e quebrar paradigmas e estigmas impostos pela sociedade. O Afro Fashion 2025 é a moda ancestral se encontrando com o futuro diverso.
O Afro Fashion 2025 mobilizou mais de 60 profissionais negros, criadores, modelos, produtores, figurinistas, técnicos e artistas. A passarela foi ocupada por 30 modelos negros de corpos diversos, periféricos, que ocuparam o centro com dignidade, beleza e poder.
Paula Tanga, idealizadora do Afro Fashion e da Ong Afro Tribo em parceria com a UNIRIO e o prêmio UBUNTU de cultura negra, ficou responsável por todo o evento, que recebeu seu público em peso para prestigiar esse momento tão importante para a sociedade brasileira, ainda tão preconceituosa. O desfile de moda autoral e sustentável dos alunos teve muita força, fé, ancestralidade, criatividade, ousadia, memória dos antepassados, inovação e brasilidade. Cada participante apresentou três looks.

O concurso “África em Nós”, do Afro Fashion 2025, aconteceu na sede do IED Rio (Istituto Europeo di Design) – Casa D’Itália, localizada na Av. Presidente Antônio Carlos, 40, no centro da cidade.

Comments