Belo faz show histórico no Complexo da Maré pelo Conexões Urbanas
- Faby Souza
- 19 de abr.
- 3 min de leitura
Na última sexta-feira (18), o Complexo da Maré viveu uma noite histórica com a realização de mais uma edição do Conexões Urbanas, projeto do Grupo Cultural AfroReggae. Mais de 10 mil pessoas lotaram o Campo da Vila do João para assistir ao show gratuito de Belo, um dos maiores nomes do pagode nacional, em uma apresentação marcada por emoção, pertencimento e potência cultural.

Segundo Danilo Costa, Diretor Executivo do Grupo Cultural AfroReggae, o evento evidencia a capacidade da organização de realizar entregas de excelência, ao mesmo tempo em que gera impactos concretos nos campos social, comunitário e cultural nos territórios onde atua.
Com estrutura de grande porte em área coberta, o evento ofereceu uma experiência de alto nível no coração da favela. O público acompanhou cada música de perto, cantando sucessos como “Derê”, “Tua Boca”, “Perfume” e “Reinventar” em uma noite que reafirmou a força da música como elo entre artista e comunidade. O show também representou o cumprimento de uma promessa feita por Belo durante as gravações da série Arcanjo Renegado (Globoplay), quando declarou que voltaria à Maré para cantar para o povo. Ele voltou e entregou.

José Júnior, fundador do AfroReggae e atualmente showrunner da AfroReggae Audiovisual, subiu ao palco ao lado de sua noiva, a atriz e apresentadora Érika Januza, e deu spoiler de futuras produções (séries) que deverão contar com a presença de Belo e de Érika.

Ovacionada pelo público, Érika reforçou a importância da ocupação de lugares por quem historicamente não acessava esses espaços. Lembrou que agora é uma das apresentadoras do Saia Justa, no GNT, e que se sente feliz em levar visibilidade para onde passa.
Mais do que música, o Conexões Urbanas é uma engrenagem de transformação. Além de promover cultura e lazer, o projeto movimenta a economia local, gera oportunidades de trabalho para moradores da região e reforça o papel das favelas como centros de criação e desenvolvimento. Da montagem à operação, dezenas de profissionais da comunidade estiveram envolvidos na realização.
Evento do AfroReggae teve mais de 10 mil pessoas na Vila do João e contou com a presença de José Júnior e Érika Januza

O atual circuito de shows do Conexões Urbanas conta com apoio da Budweiser e da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro, reafirmando o compromisso institucional com o acesso à cultura, o fortalecimento das comunidades e o respeito à potência criativa da favela.
Presente no evento, Conceição Diniz, assessora-chefe da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, destacou o impacto positivo da iniciativa, ressaltando a tranquilidade, a organização e o engajamento do público, além do fortalecimento do comércio e da estrutura da comunidade.

Criado em 2001, o Conexões Urbanas é o maior circuito de shows gratuitos em favelas do Brasil. O projeto já realizou mais de 70 apresentações em comunidades do Rio de Janeiro, com nomes como Caetano Veloso, Marisa Monte, Gilberto Gil, O Rappa, Chefin, Major RD, Oruam, TZ da Coronel, entre outros. Em 2024/2025, o circuito já passou por Vigário Geral, Caju, Vila Vintém, Salgueiro, Piscinão de Ramos e agora chegou à Maré, reafirmando o compromisso do AfroReggae com a democratização do acesso à cultura e a valorização das favelas como territórios de potência criativa.
O show de Belo na Maré não foi apenas uma apresentação: foi o encontro entre arte e território, palco e comunidade, promessa e realização. Uma noite em que a favela ocupou seu lugar de direito no centro da cena.
Comentarios