Bolsonaro acompanha depoimento de testemunhas da tentativa de golpe
- Gabriel Ramiro
- 19 de mai.
- 2 min de leitura
O ex-presidente Jair Bolsonaro e outros três acusados pela tentativa de golpe de Estado entre 2022 e 2023 acompanharam nesta segunda-feira (19) as oitivas onde prestaram depoimento testemunhas da trama. A Primeira Corte do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou em Março, por unanimidade, que Bolsonaro seria réu do processo.

Além do ex-presidente, também acompanharam a audiência os réus Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira e General Heleno, ex-ministros do governo Bolsonaro. Braga Netto teve a prisão preventiva determina pela justiça em 2025 e acompanhou a oitiva na presença de seus advogados na Vila Militar em que se encontra alocado, e teve acesso a audiência através de videoconferência, assim como os outros julgados.
Como teria sido o planejamento do Golpe
Confira quem são as cinco testemunhas que prestaram depoimento nesta segunda-feira (18):
Adiel Pereira Alcântara (ex-coordenador de Análise de Inteligência da Polícia Rodoviária Federal). É apontado pela PF como participante dos mutirões da PRF para dificultar o deslocamento de eleitores no segundo turno.
Carlos de Almeida Baptista Júnior (ex-comandante da Aeronáutica). Supostamente, o militar teria sido pressionado a participar da trama.
Clebson Ferreira de Paula Vieira (analista de inteligência da Coordenação-Geral de Inteligência do Ministério da Justiça). Ele teria sido responsável por elaborar levantamentos distorcidos sobre intenções de votos para o primeiro turno.
Éder Lindsay Magalhães Balbino (empresário). Supostamente, teria ajudado a montar um falso dossiê com finalidade de descredibilizar as urnas eletrônicas;
Marco Antônio Freire Gomes (ex-comandante das Forças Armadas). Teria aderido à trama golpista sob pressão.
A audiência realizada na tarde desta segunda-feira (18) foi conduzida por juízes-auxiliares do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, e foi acompanhada por representantes da Procuradoria Geral da União.
Kommentit