top of page

Brasil tem Ministério da Magia? Entenda o que é a Fundação Cacique Cobra Coral e a relação com o tarifaço de Trump

  • Foto do escritor: Shayla Silva
    Shayla Silva
  • 2 de ago.
  • 4 min de leitura

Decisão veio após tarifa de Trump contra produtos brasileiros; internautas reagiram com memes e buscas sobre a entidade espiritual que diz interferir no clima



Brasil tem Ministério da Magia?
Brasil tem Ministério da Magia? - Reprodução

Diante do tarifaço imposto ao Brasil por Trump, um assunto em específico — e bem inusitado, diga-se de passagem — despertou o interesse dos internautas brasileiros. A Fundação Cacique Cobra Coral (FCCC) tomou o protagonismo nesta história ao anunciar a suspensão parcial da assistência que prestava aos Estados Unidos. 


Esse rompimento foi devido à imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. Por meio das redes sociais, no dia 9 de julho, a fundação declarou que, “usando do Princípio da Reciprocidade”, decidiu reduzir em 50% sua atuação sem ônus em diversas regiões americanas. 


Mas a questão que repercutiu na internet não foi a decisão da fundação, mas, sim, o que ela faz. A entidade espiritual brasileira afirma atuar na regulação de fenômenos climáticos. Claro que isso levantou a curiosidade da população sobre o tal do “Ministério da Magia”, e o que seria fato ou mito em meio a toda essa situação.


Foi o suficiente para incendiar o X (ex-Twitter), TikTok e Instagram com uma enxurrada de memes, piadas, montagens e teorias espirituais. Aparentemente, os brasileiros acharam a ideia de “revidar com bruxaria climática” irresistível.


Fundação Cacique Cobra Coral x EUA


O anúncio da fundação foi feito em uma nota publicada nas redes sociais, em 9 de julho, deixando claro que reduziria, também em 50%, a sua assistência em diversas regiões americanas, como Califórnia, Chicago, Nova Iorque, Meio-Oeste, Flórida e outras. A mensagem, assinada por sua presidente, a médium Adelaide Scritori, ainda se dirigia diretamente a Trump: “Receba, senhor presidente Donald Trump, nossa manifestação de paz espiritual”.


“Diante da decisão absurda acima contra o nosso Brasil, a presidente da Fundação Cacique Cobra Coral, Medium Adelaide Scritori, comunica a Casa Branca que, usando do Princípio da Reciprocidade, Suspende a partir de hoje em 50% a Assistência Climática sem ônus, a empresas da Califórnia, Chicago, Nova Iorque, Califórnia, Meio-Oeste Americano, Florida e outros. Receba, senhor presidente Donald Trump, nossa manifestação de paz espiritual”, declarou a fundação.


A FCCC alega prestar esse tipo de assistência aos EUA desde o governo de Ronald Reagan, na década de 1980, quando começou a monitorar a Falha de San Andreas, na Califórnia. Mas essa não foi a primeira vez que a fundação rompeu relações com os americanos. Em 2017, a entidade já havia suspendido suas atividades no país após a saída dos EUA do Acordo de Paris, tratado global de redução de gases do efeito estufa firmado em 2015 com mais de 190 países.


Repercussão na internet


Coincidência ou não, no mesmo dia do anúncio da redução da assistência climática, uma tempestade atingiu a região de Washington, D.C., o que levou internautas a relacionarem o evento à decisão da Fundação Cacique Cobra Coral. 




A repercussão ganhou força nas redes sociais, com usuários do X (antigo Twitter), TikTok e Instagram satirizando a situação. Com humor e ironia, surgiram comentários sobre como o Brasil estaria revidando “com magia” uma decisão de política internacional.







História da Fundação


Diante da viralização, a curiosidade sobre a Fundação Cacique Cobra Coral explodiu nas buscas do Google. Afinal, o que seria essa entidade que se apresenta como capaz de interferir no clima?


A FCCC foi fundada em 1931, em Guarulhos (SP), pelo médium Ângelo Scritori. Atualmente, é presidida por sua filha, Adelaide Scritori, também médium. Segundo seu site oficial, a missão da fundação é “intervir nos desequilíbrios provocados pelo homem na natureza”. Para isso, conta com a mediunidade de Scritori, que afirma incorporar o espírito do Cacique Cobra Coral — espírito que, segundo a fundação, já teria sido de Galileu Galilei e Abraham Lincoln.


A origem da fundação é marcada por elementos místicos. Uma forte geada teria atingido plantações no Paraná durante o parte de Adelaide. Nessa noite, seu pai, teria incorporado Padre Cícero para receber um presságio de que a criança teria o dom de se comunicar com um espírito com poderes de alterar fenômenos naturais. 


Sete anos depois, já menina, a Adelaide recebeu pela primeira vez, no centro espírita frequentado pelos Scritori, as mensagens enviadas pelo Cacique Cobra Coral. Hoje, com o pai já falecido, é ela quem está à frente da fundação. 


FCCC e seus acordos políticos


Apesar de soar inusitado para muitos, a Fundação Cacique Cobra Coral já firmou parcerias com governos brasileiros e estrangeiros. Em 1985, atuou ao lado do governo de Santa Catarina em ações relacionadas a enchentes. Em 2008, durante as Olimpíadas de Pequim, foi convocada para ajudar a reduzir a força dos ventos em Hong Kong, evitando o cancelamento das provas de hipismo.


No Brasil, a fundação também afirma ter evitado chuvas durante o Rock in Rio e o Réveillon do Rio de Janeiro em diferentes anos. Já nos Estados Unidos, a Fundação diz ter atuado em 2013 para levar chuvas ao meio-oeste, que estava enfrentando um período de seca, levando à queda de mais de 30 pontos na cotação da soja na Bolsa de Chicago.


Em 2023, fãs da cantora Taylor Swift chegaram a cogitar acionar a fundação para evitar chuva nos shows da artista no Brasil, mais um exemplo da maneira como a entidade se mistura ao imaginário popular.


No fim das contas, o episódio reforça uma característica bem brasileira, que é a capacidade de transformar até assuntos mais sérios, como os que envolvem política, em tópico popular, em que espiritualidade, geopolítica e memes se cruzam. E, quem diria, tudo isso começando com um tarifaço e terminando em uma discussão sobre controle do clima com “magia”.



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page