As gêmeas do momento: Tasha e Tracie trazem a cultura periférica para o mainstream em campanha para Adidas
- Renata Freitas

- 3 de set.
- 4 min de leitura

As gêmeas do momento, Tasha e Tracie, surgem novamente em uma campanha de peso, dessa vez com a Adidas. As irmãs multiartistas são "MC's, empresárias, fashion icons, as mais brabas", de acordo com suas letras autodescritivas que cantam a união de talentos musicais, a visão de negócios em seus empreendimentos em moda e produção musical e um forte senso de estilo, em que ficaram conhecidas por seu blog que reúne tutoriais, editoriais e conteúdos da cultura do HipHop e street style. Com o nome de Expensive $hit, o blog criado em 2012, compartilha looks personalizados, de produção própria ou comprados em brechós, mas sempre acessíveis e reprodutíveis com poucos recursos. Promovendo o conceito de “It Favela”, contraponto periférico ao “It Girl” tradicional, tem seu público-alvo bem definido em jovens negras, a fim de elevar sua autoestima e promover o protagonismo dos corpos periféricos marginalizados. Todos esses elementos em looks ousados, logomania customizada no estilo Dapper Dan, samba, pagode e referências iorubás, compõem a identidade estética de Tasha & Tracie.
As gêmeas possuem assinaturas de estilo bem definidas e harmônicas entre si e é isso que determina o sucesso da criação de uma estética própria, que envolve as produções artísticas nas diversas áreas de atuação das artistas e atrai fãs e o investimento de grandes marcas, como na Adidas. Para além da representatividade do streetstyle periférico, suas músicas também aparecem como peças publicitárias, quando decidem falar sobre as marcas que vestem ou almejam vestir, criando todo o imaginário de seu estilo de vida, conhecido como "estilo mandrake" que remonta aos bailes funk, à estética do Hip Hop e culturas marginalizadas que nasceu em São Paulo e, hoje, se espalha pelo país. A música tem cumprido um papel essencial nessa disseminação de um lifestyle criado e protagonizado pela favela para a favela. Entre as peças-chave de seus looks estão saias-plissadas da marca Cyclone, óculos Oakley, como o modelo Penny, tênis de corrida Mizuno e até peças de crochê. Minissaias e tops curtos vibrantes também são recorrentes, combinando sensualidade com atitude esportiva e embasam suas colaborações com a Adidas, reforçando uma estética urbana autêntica e contestatória.
Em 2025, Tasha & Tracie foram escolhidas como protagonistas da campanha global “Superstar: The Original” da adidas, estrelando o ícone de streetwear Superstar. Fotografada em São Paulo e dirigida por Isabelle India, a campanha adota estética em preto-e-branco de alto contraste e destaca visuais marcantes das artistas em peças clássicas da marca. Nas fotos oficiais, Tasha & Tracie posam com o famoso tênis Superstar e com o conjunto Firebird Tracksuit da Adidas, um modelo de jaqueta college, reforçando sua imagem como verdadeiras embaixadoras do lifestyle esportivo urbano.

Ainda, em parceria com a Adidas, a influência da dupla no universo da moda foi também celebrada em editoriais para a Revista Capricho. Elas estamparam a capa da edição especial de julho de 2025, publicação tradicional voltada ao público jovem. Na edição, o styling valorizou elementos do streetwear e da estética periférica pelas referências da Cyclone, Oakley e outras marcas que vestem o streetstyle, alinhando-se ao discurso visual da campanha da Adidas. O sucesso da dupla, como empresárias, se mostra inegável pela criação de um universo de marca próprio, com a identidade e estética tão bem definidas com propósito, que conseguem unir ao redor de seu trabalho marcas e campanhas tão impactantes, sem a deturpação de seus valores para parecerem mais vendáveis para o mainstream.
Tasha & Tracie em editorial para Revista Capricho (reprodução/instagram @capricho)
Como parte da mesma campanha, Tasha & Tracie participaram de ações promocionais organizadas pela Adidas no Brasil. Juntando-se à Revista Capricho, realizaram um encontro com fãs no Shopping Top Center, em São Paulo, para o lançamento da edição da revista com as artistas na capa. O evento incluiu palestra mediada pela influenciadora Ayomi Domenica, sessão de autógrafos e distribuição de exemplares da revista. Na inauguração da ação de lançamento, cerca de 350 “rouffers” — sua base de fãs muito bem construída — ocuparam a Avenida Paulista de madrugada para garantir lugar na fila. Como registro oficial da campanha, imagens do evento foram divulgadas em canais da adidas e da Capricho, reforçando o engajamento das gêmeas com os consumidores.
Tasha & Tracie em editorial para Revista Capricho (reprodução/Instagram @capricho)
O estilo periférico marginalizado simbolizado na imagem da dupla e de tantos outros artistas, principalmente da cultura do funk e do hip hop, ainda é alvo de muitos preconceitos e violências de uma sociedade eurocêntrica e racista, que entende o protagonismo desses corpos como uma ofensa pessoal aos seus valores retrógrados. É, exatamente por essas questões complexas, que o trabalho desses artistas se torna urgente e indispensável: a Arte pode ser um excelente meio de comunicação coletiva quando todas as outras tentativas de diálogo foram insuficientes. E, afinal, qual é a melhor forma de alcançar as massas, se não a partir de suas próprias vivências, símbolos e linguagem?















Comentários