top of page

“Guerreiros do Sol” tem coletiva de imprensa on-line

  • Foto do escritor: Graça Paes
    Graça Paes
  • 6 de jun.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 6 de jun.

Guerreiros do Sol tem coletiva de imprensa on line

Na segunda-feira, dia 2 de junho, direção, autores e parte do elenco se reuniu em uma coletiva de imprensa on-line para falar sobre a nova novela original Globoplay 'Guerreiros do Sol'.


A novela é escrita por George Moura e Sergio Goldenberg, com direção artística de Rogério Gomes, e estreia é dia 11 de junho no Globoplay e no Globoplay Novelas. E a história é livremente inspirada no universo do cangaço.


Entre os presentes, George Moura, um dos autores, muito animado, descreveu o projeto:


"'Guerreiros do Sol' é um épico, uma saga, uma história de amor em tempos de guerra. Essa guerra é a formação do Brasil moderno. Também é uma história de irmãos e uma história de mulheres fortes. É uma história livremente inspirada no universo do cangaço e a gente diz que não é exatamente como o cangaço foi, mas como o cangaço poderia ter sido, embora seja uma novela realista, naturalista, inspirada na história de vários casais de cangaceiros que existiram. Ela foi rodada no sertão e nos Estúdios Globo por oito meses, com mais um ano de escrita e seis meses de edição. A gente mergulhou nesse trabalho e estamos muito orgulhosos de dividir com vocês".

Foi pontuado também que antes de começarem as filmagens de 'Guerreiros do Sol', parte do elenco foi para o Sertão, para uma imersão e alguns laboratórios, contando com a presença da direção e da preparadora de elenco, Andrea Cavalcanti. Esse momento foi lembrado como fundamental para a construção dos personagens.


"Quando você faz a preparação tendo a vivência no Sertão, sentindo a terra, o chão, o sol... Isso começa a emergir na gente. A gente entende o que aqueles personagens sentiram na pele. Isso fica introjetado. A arte é tão boa que parece que estamos no sertão quando vamos para o estúdio, aqui no Rio de Janeiro. Isso para mim fez toda a diferença", conta Thomás Aquino, que interpreta o protagonista Josué.

"Um dia atrás do outro, cada hora num canto, tendo sempre o céu por testemunha. Cangaço é vida errante e perigosa. É para quem está preparado para a guerra, sem nunca perder o gosto pela vida". Essa parte da narração de Rosa, narradora e protagonista de Guerreiros do Sol, interpretada por Isadora Cruz, que descreve a vida no cangaço.

Guerreiros do Sol tem coletiva de imprensa on line
Divulgação

Rosa é, antes de tudo, uma menina que não se conforma, uma sonhadora. Ela nasce ali naquele fim de mundo, com a irmã, e cresce ouvindo da mãe que aquela vida na roça, que é a vida que a mãe dela teve, que a avó dela teve, uma coisa ancestral, que já está instalada naquela família, é um ciclo que não tem como ser quebrado. E Otília acredita nisso. Mas Rosa não.


"Então, desde novinha ela quer conhecer novos mundos, quer expandir os horizontes, conhecer pessoas novas, lugares novos, viver outras coisas, sair daquela realidade em que ela nasceu", completa a atriz sobre a personagem, que tem 18 anos no início da trama de ‘Guerreiros do Sol’.

Outro tema abordado durante o bate-papo, e apontado pelos autores como um diferencial da obra, foram as personagens femininas da trama. 'Guerreiros do Sol' tem personagens femininas fortes, mulheres à frente de seu tempo, que buscam serem protagonistas se suas próprias histórias.


Nathalia Dill falou sobre sua personagem, Valiana: "Tem a perspectiva feminina e a força da mulher, como elas procedem depois de algo, como elas ressurgem, como superam. Minha personagem descobre um câncer. Tem essa analogia, como era descobrir a doença e o que aquilo representava naquela época".


"Minha personagem foi inspirada em uma pessoa que de fato existiu. Entender que a Aldezira foi inspirada numa mulher que viveu no Cangaço, que foi sequestrada, que sofreu, me fez sentir ainda mais que eu tinha que honrar essa história de forma coerente", conta Theresa Fonseca.

Larissa Goes, que vive a Petúnia complementa:


"Estar ambientada, com as pessoas, vestir aquela roupa, me aproxima muito da narrativa e fortalece minha crença na história que estamos contando. Pensando no meu trabalho, estar inserida nesse ambiente, me fez sentir muito mais minha história. Minha personagem é uma pessoa romântica, ela atravessa o romance de uma maneira tão pura, bonita. Tenho muito carinho e amor por ela. Encontrar esse amor dentro do Sertão, com essas pessoas, é muito forte, muito bonito".

Durante a coletiva, Alice Carvalho ressaltou a importância da representatividade LGBTQIAPN+ na obra, que caracterizou como "corajosa". "Essa é uma das novelas mais corajosas dos últimos tempos da TV Globo, junto com o Globoplay. Reparação histórica é algo que a gente falava muito, mas tem um outro termo que eu adoro que se chama ‘reconstrução de imaginário’. Dar para um público carente dessa coisa que a gente fala hoje em dia que é representatividade", exaltou a atriz.


O autor Sergio Goldenberg também falou sobre o foco no feminino:


"As mulheres são um olhar crítico permanente, tanto que em determinado momento da trama elas assumem um protagonismo ainda maior do que normalmente vemos".

'Guerreiros do Sol' é uma obra de ficção, novela original Globoplay, desenvolvida pelos Estúdios Globo, criada e escrita por George Moura e Sergio Goldenberg, com colaboração de Claudia Tajes, Mariana Mesquita, Ana Flávia Marques, Dione Carlos e Marcos Barbosa.


Frederico Pernambucano de Mello, autor do livro homônimo, é consultor de pesquisa e conteúdo.


A obra tem direção artística de Rogério Gomes, direção de João Gomes e Thomaz Cividanes, produção de Juliana Castro e direção de gênero de José Luiz Villamarim.


留言

評等為 0(最高為 5 顆星)。
暫無評等

新增評等
bottom of page