Nati Cosmética revoluciona mercado da beleza
- Rafaela Grande
- há 6 dias
- 3 min de leitura
Atualizado: há 4 dias
A marca vem ampliando a geração de renda para muitas mulheres e homens que trabalham nesta área.
Segundo dados do Euro Monitor Internacional, o mercado da beleza, especificamente o de unhas, movimenta a economia brasileira, e é considerado um dos maiores no mundo, atrás apenas dos EUA. Mas, a formalização e a valorização dos profissionais ainda é um grande desafio.
“A maioria das manicures são mulheres que buscam uma renda extra para as suas famílias, e na maioria das vezes sustentam sozinhas o próprio negócio e a responsabilidade da casa, sem nenhum apoio. Algumas delas nem acreditam que seja possível viver dessa profissão”, diz Natália Akemi, CEO da Nati Cosmética.

A Revista Pàhnorama conheceu um pouco mais da empresária Natália Akemi, de seu empreendimento, o Instituto Nati Cosmética, e a importância que ele tem na vida desses profissionais. Nati é formada em direito, mas desde cedo convive com a área do terceiro setor. Atualmente, ela é uma empreendedora da beleza, apaixonada por transformar vidas através do embelezamento das unhas. O Instituto foi criado como forma de retribuir e contribuir para a vida desses profissionais que são parte da marca. Busca-se a excelência, com aulas feitas por quem entende da profissão, as manicures (homens e mulheres), e hoje o Instituto tem uma certificação reconhecida pelo MEC.

Monica Dantas, 49 anos, moradora de Alagoinhas – BA, é um exemplo, pois começou no mundo da beleza – unhas, acreditando que seria apenas um hobby, fazendo mão de seus amigos e familiares.
“Ouvi muitas vezes, principalmente da minha mãe, que eu não conseguiria viver disso”, relata Monica.

Natália sempre quis ir além de vender esmaltes, queria impactar e transformar vidas. O Instituto nasceu do desejo de valorizar as manicures e mostrar que elas merecem reconhecimento, respeito e oportunidades reais. O objetivo é deixar uma marca que fale sobre transformação e apoio genuíno à profissão. Para mudar o cenário da informalidade, Natália criou a plataforma digital do Instituto Nati, com cursos que vão desde o nível básico para quem está começando na carreira até formação avançada em técnicas como nail design, alongamento de unhas e gestão do próprio negócio.
É oferecido também cursos presenciais e online voltados para técnicas de manicure, esmaltação, atendimento, marketing, gestão, e até desenvolvimento emocional. Também promovem workshops, eventos com profissionais reconhecidos e formações com certificação MEC. A equipe é formada por mais de 100 pessoas, somando o time interno, representantes, educadoras e todos que fazem parte dos projetos e eventos do Instituto.
Um dos maiores desafios é fazer com que todos enxerguem esses profissionais como verdadeiros empreendedores. É preciso quebrar o preconceito e mostrar que por trás de cada pessoa existe um homem ou uma mulher cheia de talentos, sonhos e vontade de vencer.
Natália afirma que “a missão é transformar vidas por meio da educação e valorização da profissão de manicure. Focamos no respeito, inclusão, aprendizado contínuo e a sororidade. O propósito é mostrar que qualquer mulher pode viver do seu talento e alcançar independência financeira, autoestima e reconhecimento”.

Outro bom exemplo de respeito e inclusão é o caso do Anderson Rodrigo, 35 anos, morador de Barretos–SP, que sempre encontrou obstáculos na hora de se posicionar no mercado de trabalho e alcançar reconhecimento.
“Sofri preconceito por ser homem e via aquele trabalho apenas como uma renda temporária. Faturava 200 reais por mês, e hoje, eu vejo que realmente consigo viver dessa profissão, pois tenho meu próprio negócio e uma renda de 5 mil reais”, explica Anderson, aluno do Instituto Nati Cosmética.
O Instituto Nati é uma plataforma online e possui um aplicativo que torna mais acessível o ensino. Além da iniciativa de impacto social, a Nati Cosmética deu voz a mais de 60 manicures através do podcast “Natitude”, ouvindo e contando histórias de profissionais espalhados pelo país e foi a primeira marca de esmaltes a criar uma linha em parceria com uma manicure, Faby Cardozo, uma influencer na área com 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais.
“Queremos chegar a 50 mil manicures formadas e ver cada vez mais profissionais transformando a sua realidade através das unhas”, completa Nati Akemi.
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