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Nati Cosmética revoluciona mercado da beleza

  • Foto do escritor: Rafaela Grande
    Rafaela Grande
  • há 6 dias
  • 3 min de leitura

Atualizado: há 4 dias

A marca vem ampliando a geração de renda para muitas mulheres e homens que trabalham nesta área.


Segundo dados do Euro Monitor Internacional, o mercado da beleza, especificamente o de unhas, movimenta a economia brasileira, e é considerado um dos maiores no mundo, atrás apenas dos EUA. Mas, a formalização e a valorização dos profissionais ainda é um grande desafio.


A maioria das manicures são mulheres que buscam uma renda extra para as suas famílias, e na maioria das vezes sustentam sozinhas o próprio negócio e a responsabilidade da casa, sem nenhum apoio. Algumas delas nem acreditam que seja possível viver dessa profissão”, diz Natália Akemi, CEO da Nati Cosmética.
  Natália Akemi, CEO do Instituto Nati Cosmetica. Foto. Divulgação
Natália Akemi, CEO do Instituto Nati Cosmética. Foto. Divulgação

A Revista Pàhnorama conheceu um pouco mais da empresária Natália Akemi, de seu empreendimento, o Instituto Nati Cosmética, e a importância que ele tem na vida desses profissionais. Nati é formada em direito, mas desde cedo convive com a área do terceiro setor. Atualmente, ela é uma empreendedora da beleza, apaixonada por transformar vidas através do embelezamento das unhas. O Instituto foi criado como forma de retribuir e contribuir para a vida desses profissionais que são parte da marca. Busca-se a excelência, com aulas feitas por quem entende da profissão, as manicures (homens e mulheres), e hoje o Instituto tem uma certificação reconhecida pelo MEC.


Instituto Nati Cosmética. Foto. Divulgação
Instituto Nati Cosmética. Foto. Divulgação

Monica Dantas, 49 anos, moradora de Alagoinhas – BA, é um exemplo, pois começou no mundo da beleza – unhas, acreditando que seria apenas um hobby, fazendo mão de seus amigos e familiares.


Ouvi muitas vezes, principalmente da minha mãe, que eu não conseguiria viver disso, relata Monica.
Monica Dantas, manicure. Foto. Divulgação
Monica Dantas, manicure. Foto. Divulgação

Natália sempre quis ir além de vender esmaltes, queria impactar e transformar vidas. O Instituto nasceu do desejo de valorizar as manicures e mostrar que elas merecem reconhecimento, respeito e oportunidades reais. O objetivo é deixar uma marca que fale sobre transformação e apoio genuíno à profissão. Para mudar o cenário da informalidade, Natália criou a plataforma digital do Instituto Nati, com cursos que vão desde o nível básico para quem está começando na carreira até formação avançada em técnicas como nail design, alongamento de unhas e gestão do próprio negócio.

É oferecido também cursos presenciais e online voltados para técnicas de manicure, esmaltação, atendimento, marketing, gestão, e até desenvolvimento emocional. Também promovem workshops, eventos com profissionais reconhecidos e formações com certificação MEC. A equipe é formada por mais de 100 pessoas, somando o time interno, representantes, educadoras e todos que fazem parte dos projetos e eventos do Instituto.

Um dos maiores desafios é fazer com que todos enxerguem esses profissionais como verdadeiros empreendedores. É preciso quebrar o preconceito e mostrar que por trás de cada pessoa existe um homem ou uma mulher cheia de talentos, sonhos e vontade de vencer.

Natália afirma que a missão é transformar vidas por meio da educação e valorização da profissão de manicure. Focamos no respeito, inclusão, aprendizado contínuo e a sororidade. O propósito é mostrar que qualquer mulher pode viver do seu talento e alcançar independência financeira, autoestima e reconhecimento.

Anderson Rodrigo, manicure. Foto. Divulgação
Anderson Rodrigo, manicure. Foto. Divulgação

Outro bom exemplo de respeito e inclusão é o caso do Anderson Rodrigo, 35 anos, morador de Barretos–SP, que sempre encontrou obstáculos na hora de se posicionar no mercado de trabalho e alcançar reconhecimento.


Sofri preconceito por ser homem e via aquele trabalho apenas como uma renda temporária. Faturava 200 reais por mês, e hoje, eu vejo que realmente consigo viver dessa profissão, pois tenho meu próprio negócio e uma renda de 5 mil reais”, explica Anderson, aluno do Instituto Nati Cosmética.

O Instituto Nati é uma plataforma online e possui um aplicativo que torna mais acessível o ensino. Além da iniciativa de impacto social, a Nati Cosmética deu voz a mais de 60 manicures através do podcast “Natitude”, ouvindo e contando histórias de profissionais espalhados pelo país e foi a primeira marca de esmaltes a criar uma linha em parceria com uma manicure, Faby Cardozo, uma influencer na área com 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais.


Queremos chegar a 50 mil manicures formadas e ver cada vez mais profissionais transformando a sua realidade através das unhas, completa Nati Akemi.

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