Janeiro é um mês de muitas lembranças de novelas que fizeram grande sucesso na tela da TV Globo. Depois da esquecida "Transas e Caretas", a próxima da lista é a novela "O Salvador da Pátria". Há exatamente 35 anos, ia ao ar, o primeiro capítulo. Novela de Lauro César Muniz, foi exibida entre 9 de janeiro e 11 de agosto de 1989, em 186 capítulos e 31 semanas. Reprisada no "Vale a Pena Ver de Novo", nove anos depois, entre 27 de abril e 28 de agosto de 1998, em 87 capítulos e 18 semanas. E há 3 anos, no canal Viva, entre 12 de abril e 12 de novembro de 2021, com os mesmos 186 capítulos originais e em 31 semanas.
"O Salvador da Pátria" foi um mega sucesso televisivo, do horário nobre da Globo. Obteve média geral de 62 pontos no Ibope, quando a meta exigida para a época, era de 50. A novela contava a história do boia-fria Sassá Mutema, personagem brilhantemente interpretado por Lima Duarte, que se envolvia com Clotilde, personagem lembrado para sempre e, interpretado inesquecivelmente, por Maitê Proença, que fazia a professorinha da história.
A novela foi ao ar em 1989 e discutia a política atual do Brasil, naquele ano, acompanhando a descida de Severo Blanco, personagem de Francisco Cuoco, e a ascensão de Sassá Mutema, ao poder. "O Salvador da Pátria" também discutia a formação de uma organização mafiosa ligada ao narcotráfico. No último capítulo da trama, era revelado o chefe da organização - Bárbara, personagem de Lúcia Veríssimo. Um mistério que perdurou por toda a trama. Além de Betty Faria como Marina Cintra e Suzana Vieira como Gilda Pompeu, a novela contou com um personagem antológico - o radialista Juca Pirama, interpretado por Luiz Gustavo, que morre assassinado no final do capítulo 14, no ar em 24/01/1989 (uma terça-feira), junto da amante Marlene, personagem de Tássia Camargo.
A reprise no "Vale a Pena Ver de Novo" foi prejudicada por conta dos jogos da Copa do Mundo de 1998. Capítulos deixaram de ser exibidos e/ou mudavam de horário, fora a edição, que suprimiu muitas cenas. Obteve uma média geral de 19 pontos no Ibope, quando a meta estipulada para o horário era de 20h. A reprise no canal Viva teve uma ótima audiência e era líder do Ibope, em seu horário de exibição.
A novela fez sucesso também com a trilha sonora internacional, que continha os melhores hits do ano de 1989. Vendeu como água.
Arllan Sìlva
コメント