Papa Leão XIV: o que se sabe sobre a sua visão política e social
- Gabriel Ramiro
- há 3 dias
- 1 min de leitura
O novo Papa, Leão XIV, foi eleito nesta quinta-feira (08), após um conclave realizado na Capela Sistina, no Vaticano. Esse conclave teve início no dia 07 de maio e durou apenas dois dias, tornando-se um dos mais rápidos da história recente da Igreja Católica.

O atual líder supremo da Igreja Católica tem posicionamentos conservadores que se alinham com o da própria instituição, como a oposição ao direito do aborto e da eutanásia. Além disso, na época em que foi cardeal, o clérigo se manifestou abertamente contra a "ideologia de gênero" disseminada nas redes de ensino no Peru.
Por outro lado, o Papa Leão XIV apoia causas progressistas, como a defesa e acolhimento de refugiados e imigrantes, tendo algumas vezes criticado a postura do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em termos gerais, o novo Papa está sendo definido pela mídia estadunidense como um liberal, expressão com significado diferente do que é conhecido no Brasil, e utilizado para se referir ao posicionamento político mais à esquerda nos Estados Unidos e alinhado com a ideologia do partido Democrata.
Quem é o Papa Leão XIV?
Robert Prevost é o primeiro Papa nascido nos Estados Unidos, apesar de ter vivido no Peru de 1985 a 2014 como missionário agostiano. O católico foi nomeado cardeal em 2023 pelo seu antecessor, o Papa Francisco.
Segundo Robert Prevost, ele adotou o nome papal Leão XIV, em homenagem ao Papa Leão XIII, que foi conhecido por seu compromisso com a justiça social.
Comments