Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, morre aos 89 anos
- Gabriel Ramiro
- há 5 horas
- 1 min de leitura
José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, morreu nesta terça-feira (13) aos 89 anos, em Montevidéu, vítima de um câncer de esôfago que havia se espalhado para o fígado. O uruguaio havia revelado a doença em abril de 2024, e em 2025, optou por não seguir com os tratamentos.

A morte de Mujica gerou homenagens de líderes como Gustavo Petro, Evo Morales e Andrés Manuel López Obrador. Também foi lembrado por artistas como Joaquín Sabina. O seu enterro está programado para esta quarta-feira (14), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já manifestou interesse em comparecer a cerimônia, ainda que sua disponibilidade dependa de sua agenda internacional.
O legado de Mujica
Figura histórica da esquerda latino-americana, Mujica foi guerrilheiro, preso político por 13 anos e presidente do Uruguai entre 2010 e 2015. Ficou conhecido por seu estilo de vida simples e medidas progressistas, como a legalização da maconha, do aborto e do casamento igualitário, além de ter doado parte de seu salário como político durante a carreira.
O legado de "Pepe" Mujica é de coerência, humildade e compromisso com a justiça social.
Commentaires