top of page

Pipa Social ajuda mulheres de comunidades do Rio de Janeiro

  • Foto do escritor: Rafaela Grande
    Rafaela Grande
  • 20 de mai.
  • 3 min de leitura

ONG capacita e profissionaliza empreendedoras em vulnerabilidade social


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Vamos conhecer um pouco do trabalho realizado pela ONG Pipa Social, que é um polo de criação coletiva, de produção e de informação voltado para mulheres talentosas que moram em comunidades de baixa renda, com foco na busca por posicionamento profissional e consequente inclusão social.

A Pipa Social nasceu da urgência de dar voz e visibilidade a artesãs e costureiras que vivem em comunidades de risco social. Elas querem mostrar seus trabalhos e viver da própria arte. De lá para cá o trabalho cresceu e conseguiram com que mais de 5 mil mulheres talentosas que vivem em áreas periféricas de vulnerabilidade se tornassem grandes profissionais em artes manuais dentro dos critérios de economia circular.

A sede da Pipa Social fica na Rua Hans Staden, 10C, Botafogo. Lá estão o escritório, o ateliê e o showroom. O horário é de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h. Membros do conselhos fiscal dão apoio, ideias, abrem portas e dão auxílio sistemático. O projeto não tem patrocinadores, mas sim, empresas pró Bono, como agência e publicidade, advogados, mídias sociais etc.

As atividades desenvolvidas são: cursos profissionalizante em artes manuais, história da arte, história da moda e design, empreendedorismo social, economia circular, técnicas de artesanato, educação financeira, desenvolvimento emocional, além de oficinas de arte e artesanato, por meio das quais criamos coleções coletivas com alunas e ex-alunas. As peças são vendidas no ateliê, e-commerce, lojas colaborativas, eventos corporativos, feiras e bazares. As artesãs e costureiras são remuneradas dentro dos critérios de comércio justo e solidário.

Todos podem encontrar os produtos no showroom da Ong, no e-commerce www.lojapipa.org.br em lojas parceiras como Colabora (Botafogo), Coletivo 21 + (Largo do Machado e Tijuca), e na loja do Parque Lage. Os endereços podem ser encontrados no já citado site: www.pipasocial.org.br.

A Pipa Social é uma ONG socioambiental que foi criada com este propósito em 2011, época que ainda não se falava em sustentabilidade, Economia Circular e ESG. A Pipa Social é pioneira nestes temas. A missão é investir em um banco de talentos de empreendedores sociais que trabalham com arte, artesanato e moda para promover a qualificação profissional com geração de trabalho e renda, acesso à informação com consultorias exclusivas e formalização nos negócios.

A ideia é sempre conhecer talentos nas favelas e periferias para orientar a formação técnica e profissional, sempre em compartilhamento de ideias, privilegiando a soma do traço original com o acabamento de qualidade do produto. Esse trabalho começa onde todos os outros terminam. Pipa não só capacita, mas dá visibilidade e profissionaliza talentos. Fazemos a interface entre as pessoas de nosso banco de talentos e o mercado.



Valores: ousadia, respeito, cooperação e compartilhamento de ideias.

A Pipa é referência como projeto de inclusão que ousou dar um passo a mais na transformação social de pessoas que vivem em comunidades de baixa renda para diminuir o abismo entre morro e asfalto. A ONG foi agraciada com o prêmio Rio Viés Moda e foi uma das finalistas do Inspira Rio (Rede Bandeirantes) e também do Fashion Futures (Instituto C&A). Entendem como moda ética o conceito que integra as dimensões econômica, humana e ambiental. É a moda que valoriza o resgate da sabedoria, da sensibilidade e da cultura das favelas cariocas com seus trabalhos artísticos. É dar lugar e voz, através do conhecimento, a mulheres que saberão refletir essa nova cultura na cidade.

O grande impacto é a transformação social, emocional e financeira, o que pode ser comprovado por meio dos nossos indicadores de impacto constantes no site institucional www.pipasocial.org.br e também pelo vídeo Manifesto a seguir:

Rafaela Grande






Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page