Há dois meses do fim, Vale Tudo ganha sobrevida, mas não repete sucesso original
- Ranielson Cambuim
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Adaptação de Manuela Dias atualiza clássico de Gilberto Braga, mas não conquista o mesmo impacto

Em maio de 1988, a Rede Globo exibiu o primeiro capítulo de Vale Tudo, obra de Gilberto Braga que se tornou grande sucesso da teledramaturgia da emissora e da TV Brasileira, com Glória Pires, Regina Duarte e Beatriz Segall no elenco, a trama levantava uma questão ainda atual: vale tudo pra subir na vida
Quase quatro décadas depois, a novela voltou ao ar em uma nova versão agora assinada por Manuela Dias. Embora o Brasil de hoje guarde semelhanças culturais e sociais com o dos anos 80, a adaptação não alcançou o mesmo sucesso.
A trama poderia ter sido novamente um grande sucesso, ao menos comparável ao original, mas não aconteceu, a começar pela escolha de Débora Bloch como a vilã de todas as vilãs Odete Roitman, inegável talento de Bloch, mas não tem em seu currículo grande vilãs que a credenciavam para o papel, desde antes da estreia da nova versão houve torcida para que Cássia Kiss levasse a personagem, odiada pelo público na obra original, a empresária não despertou o mesmo sentimento, faltou na boca da megera mais comentários classistas, problemáticos, coisa que apareceu em uma das últimas cenas que foi ao ar com o racismo sofrido dor Raquel Accioli.
Taís Araújo com sua Raquel Accioli surpreendeu na atuação e na química com Ivan defendido por Renato Goes, o mesmo não pode se dizer de Maria de Fátima personagem original de Glória Pires, a filha mais ingrata do Brasil tinha mais motivos para ser odiada, faltou inspiração em Regiane Alves imortalizada como Doris em Mulheres Apaixonadas de Manoel Carlos.
Por falar em inspiração em Manoel Carlos, a trama pecou em não dar o devido destaque como deveria a doença da personagem Solange interpretada por Alice Wegmman, falta abordagem didática da doença que atinge cada vez mais pessoas no mundo.
Por fim Vale Tudo se despede das telas em breve, alcançando bons índices nas semanas decisivas, no entanto não entregando o que prometeu: algo comparável a trama de Gilberto Braga.
Comments