top of page

Agosto: O Mês de Hécate

  • Foto do escritor: Syrinx Sycorax Hekatina
    Syrinx Sycorax Hekatina
  • 7 de ago.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 9 de ago.

A energia da Deusa nas encruzilhadas do inverno a primavera

 

Ao atravessar o limiar de agosto, sentimos a natureza se transformar. No Hemisfério Sul, a transição simboliza renovação e recomeço, sendo uma das épocas mais vibrantes do ano na natureza. Cenário perfeito para a presença de Hécate, a deusa das transições, das encruzilhadas e dos portais entre mundos.

Agosto é um mês carregado de mistério e transformação, e para muitos praticantes de espiritualidades pagãs e bruxarias, é especialmente consagrado à Hécate, a poderosa deusa grega da magia, da lua nova e dos espíritos. Conhecida como a "Senhora das Encruzilhadas", Hécate é uma figura complexa, associada à sabedoria oculta, à proteção e às transições entre os mundos.

O dia 13 de agosto é associado à deusa Hécate, especialmente no contexto de algumas práticas e tradições neopagãs. Embora não haja registros históricos de celebrações específicas para Hécate nessa data na antiguidade clássica, o dia 13 de agosto tem ganhado popularidade como um momento de homenagem e conexão com essa divindade.


Deusa Hécate
Deusa Hécate (Imagem do site Pinterest)

Vale ressaltar que no mês helênico que corresponde ao nosso agosto, existia o Festival de Kourotrophos, uma das faces de Hécate e que na Itália o dia 13 de agosto já foi o dia da Deusa Diana (correspondente a Ártemis grega, que era sincretizada com Hécate).

Acontecem inúmeras ritualísticas em nome da Senhora das Encruzilhadas pelo Brasil, uma das mais expressivas, ocorre em Belém (PA), há 7 anos, o Cortejo de Hécate no mês de celebração da Deusa, que é uma caminhada devocional onde os devotos se reúnem e celebram.

 

Como Honrar Hécate em Agosto

Para quem deseja se aproximar da energia da Deusa neste mês, algumas práticas incluem:

  • Acender velas (pretas, brancas ou prateadas) em seu altar.

  • Oferecer alimentos como pão, mel, alho ou vinho tinto.

  • Trabalhar com símbolos como chaves e lua crescente.

  • Meditar em encruzilhadas (físicas ou simbólicas), pedindo orientação e clareza.

 

Celebrar e honrar a deusa neste mês é reconhecer a força presente em cada encruzilhada de nossas vidas, agradecendo a proteção e sabedoria oferecidas enquanto seguimos em frente, abraçando o desconhecido com coragem e reverência.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page