top of page

As Origens Pagãs da Páscoa

As Origens Pagãs da Páscoa
Imagem retirada do Pinterest

A Páscoa é uma das celebrações cristãs mais conhecidas e praticadas, tanto por cristãos quanto por não cristãos. A data se tornou uma ótima oportunidade para reunir a família, lembrar da ressurreição de Cristo (para os cristãos) ou alegrar as crianças com os ovos de chocolate.

 

Porém, essa celebração da primavera é muito mais antiga que o cristianismo. O Equinócio da Primavera já era observado por povos pagãos da Europa há milênios. Era um momento de agradecer pelo fim do inverno e celebrar a renovação da vida e da natureza, que a primavera traz.

 

Pagão significa "do campo" – pessoa que vive no campo, da terra –, e essa era a realidade dos povos europeus há dois ou três mil anos. Esses povos, que viviam da terra, viam a natureza como uma manifestação do divino, e o Equinócio da Primavera era o momento em que celebravam a fertilidade da Grande Mãe Terra, manifestada pelo calor, pelos alimentos que crescem da terra, pelos animais que se acasalam e se multiplicam – e, assim, pela continuidade da vida. Inclusive, é isso que os ovos (hoje de chocolate) representam: fertilidade, novas oportunidades, esperança e a continuidade da vida.

 

Mais tarde, com o surgimento do cristianismo, muitos festivais pagãos foram incorporados à prática cristã, como a celebração do Equinócio da Primavera, que se transformou na Páscoa. Mas o fato é que, pagã ou cristã, essa é uma data para reunir a família, celebrar a vida e alegrar a criançada com a caça aos ovos de chocolate.

 

Feliz Primavera para todos!


Opmerkingen

Beoordeeld met 0 uit 5 sterren.
Nog geen beoordelingen

Voeg een beoordeling toe
bottom of page